Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.647
Total de mensagens
13.513
Total de tópicos
2.884
Desde a exibição do filme do Exorcista, as estórias e vídeos sobre possessão demoníaca têm proliferado pela internet de uma maneira bastante assustadora. E digo assustadora, porque, em grande maioria dos casos as ditas possessões são de origem neurológica, doenças de forro mental.

Vários casos ao longo da história da medicina e da religião têm surgido e aberto o debate especulativo para se concluir se é uma pessoa possuída ou doente mental. Graças a Deus a evolução médica neste campo, tem vindo a atuar de forma eficaz e a provar que a maioria dos casos são problemas mentais das pessoas em causa e a religião tem sido bastante atenta a essa evolução, não considerando qualquer caso como possessão.

Ainda assim, há casos em que a medicina não consegue atuar nem explicar, acabando por comprovar, de certa forma, a existência de forças sobrenaturais que podem se apossar do corpo de indivíduos e manipular da forma que bem entenderem.

No entanto, até que ponto podemos limitar a essas manifestações aos conhecimentos atuais tanto médicos como sobrenaturais? O cérebro humano é um campo que ainda está muito longe de ser compreendido na totalidade, assim como o sobrenatural, também, está muito incógnito ao pensamento e conhecimento humano.

Lembro-me de uma citação de um pastor evangélico americano que referia que Hitler era o resultado do que todos os seres humanos têm potencial para ser. E eu questiono, se o estado de Hitler era uma potencialidade humana, até onde a verdadeira potencialidade do ser humano pode chegar? As referencias a pessoas com capacidades paranormais são do conhecimento científico que até aos dias de hoje não conseguiu explicar, ou não o tornou publico.

Com isso, levanto uma outra questão essencial: serão as possessões um estado avançado do ser humano, numa fase fora de controlo da própria pessoa, levando a uma autodestruição? Isso poderia explicar o porquê de pessoas com um alto envolvimento dentro de algumas religiões conseguem passar por esse suposto estado evolutivo. Inicialmente são libertas do poder do inferno e evoluem para um estado de santidade em que podem executar milagres consoante o seu “grau de envolvimento com o divino”.

Mas qual a resposta correta para compreender estes casos de possessão? Será a resposta religiosa, a científica, ou estaremos à espera de que o futuro nos traga a resposta para esta e outras questões que não conseguimos responder agora? Seja como for, as estórias são cada vez mais e proliferam pela internet como um show, colocando de lado o respeito necessário para a abordagem ao assunto.

Vídeos de crianças com distúrbios psicológicos são lançados nas redes sociais sem o menor respeito para com elas, considerando-as possuídas. Olhado para este ponto, pergunto-me se é a possessão um estado reservado a determinadas pessoas, independentemente de ser assunto médico ou religioso, ou um problema da sociedade que cada vez mais é possuída pela falta de ética, moral e consciência sobre os seus atos. Será a liberdade que tanto almejamos o nosso calcanhar de Aquiles, que em vez de nos tornar melhores pessoas tem criado um fosso abismal entre seres humanos, tornando-nos apenas seres e sepultando o humano que há em nós e que nos deveria interligar enquanto espécie?

Sinceramente não sei. Penso que é mais fácil atribuir culpas ao diabo ou justificar como doença mental, do que assumir as culpas próprias dos nossos atos para como aqueles que nos rodeiam, um efeito borboleta que atua na nossa sociedade de forma descontrolada e que não dá sinais de melhoras.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Antes de mais, bom tópico.

Na minha opinião, acho que nos tempos que correm, por um lado existe uma grande descrença no que existe para além do que os nossos olhos conseguem ver; Por outro, o exagero que o ser humano tem em achar que tudo o que experiênciamos está totalmente relacionado com o paranormal. Com isto quero dizer que, é fácil inventar histórias, é fácil fazer rezas, "milagres", magia, jogos, rituais etc. etc. Dificil mesmo é conseguir que tenha um efeito benéfico.

Se existem possessões de verdade, nunca vi nenhuma ao vivo. Mas acredito! Porque não haveria de acreditar?! Mas se me perguntares porque é que acontecem, eu respondo-te com a minha primeira frase. A descrença! É fácil dizer que existe Deus, e mais fácil ainda é acreditar que não existe nada! Mas nem toda a gente Acredita de verdade Estuda. Tenta compreender. Reflete. E não é por ser um dom só para alguns. Na verdade, todos temos essa capacidade, só nos falta a força de vontade, a Esperança. E até aí tudo bem. Eu acredito e sigo o Espiritismo, mas não vou obrigar os outros a acreditar nos meus ideais. Cada um acredita no que quer.

Mas quando nos falta a Fé e o Estudo e investimos por caminhos que não conhecemos, nomeadamente, o ocultismo, acontecem coisas que não sabemos explicar e depois começamos a "disparar" teorias por todos os lados. Porque nos sentimos encurralados, com medo e já não sabemos como resolver o problema.

Com isto quero dizer que, uma possessão verdadeira só ocorre quando puxamos pelo assunto, quando vamos atrás disso sem nenhuma preparação. Se não, por que raio viria um demónio à Terra sem ser chamado, para vir assombrar pessoas?! É que na mesma escala também temos os Anjos e Arcanjos e eles só nos vêm ajudar quando chamados por nós.
E hoje em dia, a indústria filmatográfica aposta muitos nos filmes de possessões, de espiritos. Lá se vai o tempo que o pessoal se assustava com lobisomens e que as nossas avós corriam para a rua a dizer que viram um no monte...

Como também é fácil chegares a uma livraria de uma grande superficie comercial e encontrares livros como o de São Cipriano (que eu já vi!) disponivel ali para tu leres e levares assim levianamente. E chegas a casa, pões-te a ler, achas piada, começas a fazer o que lá diz e meses mais tarde começas a chorar porque acontecem coisas estranhas e sentes coisas que não consegues explicar.

A mente humana é muito prematura a meu ver. Somos facilmente susceptiveis e facilmente caímos na teia. Por isso o estudo é importante. Ou então aprendermos a ficar quietos.

Quanto às doenças mentais. Acho que pode passar um pouco pelo que eu disse. O ser humano querer sempre encontrar no sobrenatural uma explicação para tudo. Às vezes é, outras não. Ou até pode ser até certo ponto. Até que ponto um espírito zombeteiro pode influênciar os pensamentos e as atitudes de uma pessoa já naturalmente com problemas neurológicos a fim de achar que está a ser possuída por algo pior? E até que ponto esses mesmos problemas não são verdadeiramente do foro psquico, como por exemplo, fazer parte do karma dessa pessoa, ao invés de serem espiritos?
Mas também até que ponto um filme ou um livro podem influenciar a nossa cabeça sem que nada de sobrenatural tenha acontecido na realidade?!

Ora aqui está uma reflexão muito sensata.

São muitos os que afirmam incorporar, ser possuídos, uma assombração existe nas suas mentes com espíritos e demônios por todo o lado. Tudo o que sentem, tudo o que ouvem são manifestações paranormais. A meu ver isto é na maioria das vezes fruto de uma grande fragilidade emocional e/ou mental que pode ou não ser patológica. Se há possessões e incorporações, não sei, ainda nunca assisti a nada mais do que encenações e chamadas de atenção sobre a sua pessoa, o que não significam que não existam casos reais.

Uma discrepância que também observo é que apenas quem segue determinados tipos de ideologia ou "curiosologia" é alvo destes fenómenos, com os que vivem a "leste do paraíso" em relação a estes assuntos, nunca se passa nada.

Um facto é que tudo no universo é energia, somos afectados por elas um espirito é uma energia, a energia de uma pessoa sem corpo físico que ainda não se elevou para níveis evolutivos mais subtis, logo é natural que interfira com o sentir de pessoas mais susceptiveis, mais daí a controlarem todo o organismo dessa pessoa vai um passo de gigante.

CitaçãoUma discrepância que também observo é que apenas quem segue determinados tipos de ideologia ou "curiosologia" é alvo destes fenómenos, com os que vivem a "leste do paraíso" em relação a estes assuntos, nunca se passa nada.

Por vezes, quanto mais a pessoa vive obcecada com estes fenómenos, mais eles se "manifestam".
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Eu acredito , já vi de tudo . 
Existem casos reais , existem documentários e historias falsas  , é algo normal , mas quando vemos  a verdade há frente dos nossos olhos , o mundo nunca mais é o mesmo
A mim sempre me ensinaram  , nesta área  é essencial ter conhecimento de ocultismo e de psicologia , primeiro analisamos a pessoa a nível psicológico e só depois  de descartar algumas hipóteses é que identificamos como algo paranormal , seja em possessões ou bruxaria .
E isto para não perdemos muito tempo com a pessoa , o tempo é precioso para quem trabalha nesta área  , a maioria das pessoas ás vezes precisa apenas de uma conversa e de alguém que as ajude a lidar com sentimentos ou de se sentirem ouvidos , e outros realmente precisam de ajuda do "poder divino" .

Algo que eu acho interessante e sempre me despertou uma tamanha curiosidade é como algumas pessoas ás vezes estão perante um caso de possessão e não querem acreditar e mandam a pessoa para um hospital psiquiátrico e metem uma camisa de forças e está tudo resolvido , mas quando chegam a casa  e têm livros que falam sobre muitos anjos já acreditam  e tem uma fé gigante . ( Não consigo entender esse nível de pensamento ) mas sinceramente gostava um dia .

Sobre a parte do Hitler neste tópico que foi mencionada por MR.morningStar , penso que se  ele atingiu esse potencial era pelas experiências cientificas que ele fazia em humanos e pelos rituais macabros satânicos que ele fazia e pela seita de pessoas ocultistas que ele recrutava e tinha ao seu lado .

E também penso que a  ciência e o sobrenatural não podem ser relacionados e são coisas completamente diferentes .

Esta é a minha reflexão

------------------------

Sobre o livro de São Cipriano que foi mencionado por  strawberry .
O livro nas livrarias é falso , o verdadeiro já não pode ser encontrado , só se for herança da família de alguém que o tenha adquirido na época  , e até mesmo quem encontrou os verdadeiros manuscritos escondeu algumas das paginas mais importantes que neste momento devem estar  na posse da Igreja  Católica .

ola, pode-me aconselhar algum livro sobre este tipo de exorcismo? abraço

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Citação de: Manuel_36 em Janeiro 15, 2017, 16:05:55
ola, pode-me aconselhar algum livro sobre este tipo de exorcismo? abraço

Se quiseres aprofundar o teu conhecimento  a nível  de exorcismo podes sempre estudar um pouco de demonologia  , para entenderes como um se faz e algumas das técnicas e conhecimentos existe o livro Rituale Romanum .