Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.505
Total de tópicos
2.877
CitaçãoPerguntaram-me certa vez se o tarot era capaz de fazer mal. Ora, a coisa é bastante simples a meu ver: até mesmo se beber água demais ou estiver esfomeado e comer muito e apressadamente, lhe fará mal. Então, com o tarot não será diferente. Porém, não é o inofensivo baralho que, encerrado nas suas imagens simbólicas, baterá à porta do consultor para infernizar-lhe a vida: é o tarólogo, o responsável pelos recados que o ditoso maço de cartas possibilita. E o tarólogo, esse sim, pode ser um bom ou mau profissional " isso acontece em qualquer área, campo profissional, desde um médico, psicólogo, enfermeiro a um advogado. Devo lembrar que o consultante entra com a sua parcela de responsabilidade ao escolher o profissional que fará a leitura, então, o crédito vai para quem indicou, os critérios de escolha do profissional ou apenas a propaganda que atraiu o consultor. Vale também lembrar que nenhum tarólogo vai-lhe bater à porta a oferecer atendimentos e já somos todos grandinhos para responder pelas escolhas que fazemos (ou fizemos).

Falando dos malefícios de um atendimento de tarot, enumerei dez tópicos para reflexão e ponderação tanto dos profissionais quanto dos consultor:
1) O tarot faz mal quando o consultor faz do seu tarólogo a sua última e única saída " nenhum profissional é um Deus para resolver a vida de ninguém, ainda mais num único atendimento;
2) O tarot faz mal quando o consultor acha que o atendimento vai responder ao que quer ouvir " então, de um simples mal-estar a sintomas de raiva podem ser experimentados;
3) O tarot faz mal quando o consultor é orientado a não tomar certas decisões e faz tudo ao contrário " se a pessoa se deu mal, foi única e exclusivamente pela sua teimosia e ignorância;
4) O tarot faz mal quando o tarólogo se coloca acima de tudo e de todos acreditando ter poder absoluto sobre acontecimentos e vida do consultor " o tarólogo é um simples tradutor e não pode (e nem deve) colocar-se na consulta como se fosse um jogo de xadrez;
5) O tarot faz mal quando se confunde religião com a prática, fazendo uma "salada" de conceitos ou ideias " o tarólogo deve respeitar o credo de cada um e nunca impôr o seu;
6) O tarot faz mal quando o tarólogo adopta uma abordagem fatalista onde tudo parece definitivo, imutável e irreversível " muitos consultores são influenciáveis e susceptíveis, portanto, todo cuidado é pouco;
7) O tarot faz mal quando se visa poder, dinheiro, fama exclusivamente pelo tarot " alçado a objecto meramente comercial, o praticante torna-se um puro mercenário e coloca as necessidades do consultor em último lugar
8 ) O tarot faz mal quando o tarólogo promete "mundos e fundos" ao consultor sem condição de cumprir qualquer coisa " o profissional não deve vender sonhos e sim, uma realidade compatível com o nivel de aprendizagem do consultor;
9) O tarot faz mal quando o tarólogo escarnece da prática e desrespeita outros profissionais " é preciso ter cuidado entre ter humor e se rebaixar, gozando com outrem;
10) O tarot faz mal quando parece que, à vista do público, é o "segredo dos segredos" ao qual só uns poucos podem ter acesso ao conhecimento " o tarot para fazer um verdadeiro bem deve ser universalizado e utilizado como recurso transformador do ser.

Que mal o tarot poderá fazer? O mal só reside  num só lugar: na ignorância humana.

In Clube do Tarot por Giancarlo Kind Schmid

Citação1 " O tarot está fechado e não será possível efectuar a leitura
O tarot não é como um computador que, quando trava, abre uma tela a dizer: “o seu sistema realizou uma operação ilegal e será fechado”. Não existem “jogos fechados”, somente “tarólogos fechados ao jogo”. Se o praticante convenciona, por exemplo, que o aparecimento do arcano “O Mago” debaixo do maço de cartas após o baralhamento significa que “a abertura do jogo não será possível”,  do ponto de vista da leitura isso nada influenciará. Os arcanos na mesa podem ser lidos a qualquer momento, mas mitos como esse reflectem dificuldades que, na verdade, são impostas pelos próprios tarólogos.

2 " Ler o tarot é dom divino, portanto, é obrigação do tarólogo fazer caridade.
Tal mito tornou-se um problema de cunho religioso. No Brasil (e Portugal também...), devido ao sincretismo que vivemos ao fundir conceitos, ideias e valores de ordem espiritual, passou-se a acreditar que o tarólogo está afiliado a alguma prática, normalmente espírita. Mas, é fundamental separar os credos da atividade taromântica propriamente dita, pois o tarot não depende da fé do indivíduo para dar o seu recado. Deste modo, com a concepção de que o tarólogo recebeu um dom de Deus para exercer a prática, ficou estigmatizado que, algo recebido “de graça”, deve ser oferecido caridosamente. A confusão que existe nisso, justificada na maioria das vezes pela desinformação, impôs ao tarólogo a obrigação de oferecer gratuitamente os seus serviços. Não critico quem o faça, porém, é fundamental separar uma condição de outra: o tarólogo é um profissional que estuda, investe e tem gastos como qualquer outro, e deve ser reconhecido como tal. Além disso, a caridade pode ser praticada de outras formas, sem a necessidade de colocar o tarot (e outros oráculos) como intermediários.

3 " O tarot, em si, é composto apenas pelos 22 Arcanos Maiores.
Esse mito foi propagado por Papus no século XIX ao separar os Arcanos Maiores dos Arcanos Menores, criando a concepção de que o primeiro grupo é o verdadeiro tarot e o segundo grupo, uma ramificação da “cartomancia vulgar”. Esse preconceito fora propagado de tal forma, que restringia-se o uso dos Maiores aos homens e os Menores (e outros baralhos de naipes) às “mulheres e afeminados”. Hoje, muitos desculpam-se ao afirmar que basta o uso dos Maiores numa leitura, distanciando-se de qualquer chance de estudo dos Menores. Por um lado, entendo como preguiça (por acharem que é difícil a sua aprendizagem); por outro, falta de conhecimento do conjunto simbólico do tarot em si (que são os 78 Arcanos). Acredito que é possível trabalhar apenas com os Maiores (assim como os Menores), não questiono quem o faz (trabalhei durante 8 anos somente com os Maiores); porém, o tarot é um baralho de 78 Arcanos e deveríamos explorar todo o seu potencial simbólico a partir das múltiplas combinações entre Maiores e Menores.

4 " Somente é possível utilizar o baralho depois de consagrá-lo.
Mito oriundo do ocultismo. Mais uma vez, entra o credo no lugar da razão. De nada adianta consagrar baralhos se o praticante não tem conhecimento e nem preparo para uma leitura. Alguns acreditam que consagração é uma espécie de iniciação mística, com propósito de conferir tanto “poderes como protecção” ao baralho e a quem o utiliza. Mas, ao longo destes anos venho a observar na prática que a qualidade da leitura e bem estar do tarólogo não depende de qualquer tipo de consagração. Lembremos que o tarot jamais “falará por si mesmo” e de nada adianta parafernalhas esotéricas (incensos, velas, taças com água, etc.) para assegurar uma boa leitura se o tarólogo não estiver amadurecido para desenvolver um bom trabalho.

5 " O tarólogo é tão somente um médium a receber instruções espirituais.
Mediunidade significa mediação. Todos possuímos, em maior ou menor escala, um grau de mediunidade. Porém, quando se toca no assunto, nos reportarmos normalmente às incorporações espirituais. O tarólogo, em primeiro lugar, deve ser um conhecedor da linguagem simbólica e imagética dos arcanos. Qualquer coisa que se afira espiritualmente à prática é oriunda da natureza parapsíquica do praticante. Se o referido é clarividente, clariaudiente, telecinético, médium de incorporação (e outros), isso nada tem a ver com a prática taromântica em si. Quero dizer com isso, que independe da mediunidade do tarólogo a sua competência como praticante. Há tarólogos excelentes que apenas se valem do seu conhecimento simbólico para realizar leituras; há também aqueles que, através da incorporação, realizam excepcionais análises.

6 " Não podemos tocar no baralho de outra pessoa devido às energias.
Se adoptarmos tal premissa, qualquer coisa onde os outros toquem não convém colocarmos as mãos. O grande problema é a mistificação em torno das cartas, como se elas estivessem na condição de talismãs. A impregnação energética não se detém ao papel do baralho, acontece, muitas vezes, no simples contacto com a outra pessoa. Se está receptivo e aberto às influências do outro, impossível não se contaminar. Cabe ao tarólogo assegurar as suas defesas espirituais e energéticas e isso mais depende do tipo de prática espiritual do profissional do que a actividade taromântica em si. Tocar ou não tocar no baralho de outra pessoa pouco ou nenhuma diferença faz, pois as energias não se prendem exclusivamente ao objecto em uso.

7 - É proibido fazer leituras em datas santas ou domingos.
Isso está mais de acordo com o credo do praticante do que o trabalho em si. Pode-se ler o tarot em qualquer  dia,  hora,  ambiente:  basta que o praticante e o consultor se sintam à vontade para desenvolver a consulta. As condições locais mais influenciam do que datas propriamente ditas, pois é aconselhável que o ambiente seja tranquilo e que a disposição (física, mental, emocional, psicológica, espiritual) do tarólogo esteja equilibrada o suficiente para garantir uma orientação adequada ao consultor.

8 " Não é possível realizar atendimentos à distância.
Um mito derrubado na última década. O raciocínio é muito simples: se conseguimos falar de pessoas que nem estão presentes durante a consulta, o que impede de orientar o consultor à distância? Será que é a presença física que assegura a consistência e credibilidade do trabalho? Não sou a favor de tiragens eletrónicas, pois essas não permitem o desenvolvimento da interpretação; já a leitura feita por telefone, email e/ou qualquer programa eletrónico via internet (Skype, MSN, Facebook, etc.) que proporcione interactividade entre o tarólogo e o consultor, que permita uma boa comunicação (e orientação) entre ambos, não há nenhum tipo de problema.

9 " O tarot nunca erra, quem erra é somente o tarólogo.
Talvez seja o mito mais controverso. A pergunta que devemos fazer é: será que o tarot é infalível como instrumento simbólico? Partindo-se da premissa que os símbolos nada representam se nós, seres humanos, não dermos “voz” a eles; isso impõe o erro a quem sempre interpreta, pois o oráculo, em si, não tem autonomia sem um intérprete. Alguns acham que o tarot tem “vida própria” e se pronunciará por si mesmo. Só que os símbolos são estruturas geradas por nós, humanos, e não podem se manifestar (expressar) se não estiverem inseridos num contexto. Talvez aí esteja o maior equívoco: acreditar que o tarot “se comunica”, independente de um intérprete. Creio que seja uma “via de mão dupla”: os arcanos e os seus símbolos dirão aquilo que está ao alcance do intérprete; se o tarólogo não estiver preparado, o tarot pouco ou nada dirá sobre a situação. Já o contrário, o tarot dirá tudo que for preciso, pois o tarólogo é conhecedor dos conteúdos simbólicos. Creio que o tarot erra sempre que o tarólogo erra.

10 " Mulheres grávidas não devem consultar o tarot.
A gravidez torna a mulher mais sensível e suscetível emocional e psiquicamente. Talvez esse mito exista porque no período de gestação muitas mães ficam mais impressionáveis e influenciáveis psicologicamente. Se o tarólogo for sensível o suficiente para não preocupar ou angustiar a gestante, creio não ser um problema realizar o atendimento. Cada pessoa é uma pessoa e também não é possível generalizar, afirmando que todas as mães ficam mais vulneráveis emocionalmente durante a gestação; mas, o cuidado que devemos ter ao realizar um atendimento para uma grávida deve ser maior. Todas as emoções que a mãe sentir serão transmitidas à criança, portanto, delicadeza e tato são imprescindíveis. O mesmo vale para consultores doentes, em fase de separação, recém desempregados, que tenham sofrido alguma perda significativa, enfim, o tarólogo deve apoiar e ajudar o consultor fragilizado de forma que o trabalho traga bem estar e não preocupações desnecessárias.

Por Giancarlo Kind Schmid

Como foi referido e bem no inicio, o tarot não faz mal, desde que isso não tome conta da vida da pessoa. A vida é para ser vivida, bons e maus momentos, e não para ser definida com base em previsões de cartas de tarot.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Eu li algures que o Tarot é usado muito erradamente quando é para descobrir o futuro. Porque o futuro muda quando decidimos que hoje vamos pela esquerda de em vez pela direita, quanto mais sobre a nossa vida.

Serve essencialmente para nos apoiar nas decisões do presente e assuntos mal resolvidos do passado. Embora que para o último caso, eu prefira uma regressão  :)

O Tarot é bonzinho...não tem culpa do mau uso que lhe dão. Já o uso á quase 30 anos e nunca me fez mal algum.

A única condição é estar capaz de ouvir verdades que podem não ser muito simpáticas, mas sempre úteis para orientar e aconselhar. Quem quer ouvir apenas elogios cor de rosa, é melhor marcar um chazinho com as amigas em vez de uma consulta de tarot.  ;)

Citação de: Pucca em Outubro 31, 2016, 13:16:03
O Tarot é bonzinho...não tem culpa do mau uso que lhe dão. Já o uso á quase 30 anos e nunca me fez mal algum.

A única condição é estar capaz de ouvir verdades que podem não ser muito simpáticas, mas sempre úteis para orientar e aconselhar. Quem quer ouvir apenas elogios cor de rosa, é melhor marcar um chazinho com as amigas em vez de uma consulta de tarot.  ;)

Bem dito: por vezes há coisas que não agradam, mas fazem parte da vida
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

De que forma espíritos mal intencionados não podem usar o tarot para "gozar " um pouco? tal como fazem com o jogo do copo?

Penélope, do meu ponto de vista de nenhuma maneira. O Tarot não tem nada a ver com espíritos. :)

Citação de: Pucca em Novembro 06, 2016, 21:17:58
Penélope, do meu ponto de vista de nenhuma maneira. O Tarot não tem nada a ver com espíritos. :)

Fiquei aqui com uma dúvida. Se o Tarot não tem a ver com os espíritos, porquê a afirmação do ponto 5?

Citação5 " O tarólogo é tão somente um médium a receber instruções espirituais.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Citação de: Mr.MorningStar em Novembro 26, 2016, 06:11:22

Fiquei aqui com uma dúvida. Se o Tarot não tem a ver com os espíritos, porquê a afirmação do ponto 5?

Mr.MorningStar
Se leres o texto todo que vem a seguir a essa afirmação, vais perceber que o texto explica que isso é um mito. Todas as afirmações a negrito estão a falar de mitos. O Tarot não tem a ver com espíritos propriamente ditos, mas tem a ver com intuição, símbolos e energias. Tens de sobretudo ter intuição apurada mas não tens de te ligar com nenhuma entidade, percebes? Os tarólogos trabalham muito através de imagens simbólicas na sua mente, que recebem através da intuiçao.
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Ah ok, percebi. Mas, mesmo assim, não deixa de ser algo espiritual, certo?

Citação de: Mr.MorningStar em Novembro 26, 2016, 10:06:51

Espiritual no sentido de estar ligado à sensibilidade, intuição e energias. Mas não no sentido de que tens de falar com mortos ou incorporar entidades lol
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Citação de: Saphira em Novembro 26, 2016, 10:13:52
Citação de: Mr.MorningStar em Novembro 26, 2016, 10:06:51

Espiritual no sentido de estar ligado à sensibilidade, intuição e energias. Mas não no sentido de que tens de falar com mortos ou incorporar entidades lol

Isso eu sei, que não incorporam. Mas, não deixa de ser inquietante ao pensamento que possam ser influenciados por energias negativas.

Isso já vem com a experiência, a pessoa saber proteger-se das energias e saber sentir quando está perante energias negativas.

Por experiencia própria, devo dizer que alguém minimamente medium consegue sentir isso com facilidade e se for um bom profissional, não vai fazer a leitura se verificar que não existem as condições decentes para o fazer, por não se sentir bem ou por sentir que algo está errado.

Citação de: Saphira em Novembro 26, 2016, 11:14:04
Isso já vem com a experiência, a pessoa saber proteger-se das energias e saber sentir quando está perante energias negativas.

Por experiencia própria, devo dizer que alguém minimamente medium consegue sentir isso com facilidade e se for um bom profissional, não vai fazer a leitura se verificar que não existem as condições decentes para o fazer, por não se sentir bem ou por sentir que algo está errado.

Eu lembro-me de a minha mãe levar-me a uma tarologa e ela ter ficado com medo de me tocar na mão, chegando ao ponto de obrigar a minha mãe a fazer-me sair.

O meu pai também tinha um colega "bruxo" (não sei o que era) e segundo dizem ele também fugia de mim. Esse era mais pequeno e não me lembro.

CitaçãoEu lembro-me de a minha mãe levar-me a uma tarologa e ela ter ficado com medo de me tocar na mão, chegando ao ponto de obrigar a minha mãe a fazer-me sair.

O meu pai também tinha um colega "bruxo" (não sei o que era) e segundo dizem ele também fugia de mim. Esse era mais pequeno e não me lembro.

Agora pergunto eu...porque haveria uma taróloga querer tocar-te na mão? Mas eu respondo tanto essa taróloga como o bruxo tinham a intenção de criar medos e duvidas nos teus pais em relação a ti, para os prenderem nas suas "artes" e ganharem mais um cliente. Pois o menino precisava que lhe tirassem o mau olhado, ou outra treta qualquer.

Infelizmente e para mal de quem trabalha com seriedade isto é uma prática comum.

:)

Acho que a mulher também era quirologa.

Segundo o que a minha mãe disse, depois de consultar outra senhora, que não fugia de mim, eu tinha uma aura ou luz muito forte a proteger-me.

Não me perguntes o que é essa luz porque não faço ideia.

O tartot, como qualquer cartomancia tem consequências. Qualquer método de adivinhação é nocivo.
Crux Sancti Patris Benedicti
Crux Sancta Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux:
Vade Retro Satana Numquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas

Citação de: vaderetro em Dezembro 14, 2016, 13:59:28
O tartot, como qualquer cartomancia tem consequências. Qualquer método de adivinhação é nocivo.

Porque dizes isso?

Este tópico vem mesmo a calhar, porque vim aqui ao PP precisamente por causa disto.
Hoje fui a um centro comercial e comprei uma peça numa feirinha que gostei muito. A rapariga disse-me que tinha direito a uma consulta gratuita de tarot e indicou uma loja esotérica ali perto. Já que era gratuito pensei que não tinha nada a perder... maldita hora que pus lá os pés! A burlona (para não lhe chamar pior), disse-me algumas coisas muito vagas do presente que batiam certo. Mas como viu que eu estive atenta às cartas que deitou, na segunda tirada (relativo ao futuro) ela pôs e tirou logo. Disse-me que era vítima de bruxedo, que a meio de Janeiro o meu namorado ia trocar-me por outra, que ia sofrer um acidente e que a minha vida estava em risco e que a nível profissional também não augurava nada de bom. Que o meu anjo da guarda estava de mãos atadas e que tudo isto era devido ao bruxedo. Que tinha de fazer um trabalho para desfazer o bruxedo, mas que ela só poderia aliviar-me a nível profissional. Eu não acreditei, como é lógico, mas ela garantiu que ia dar-lhe razão e que ia ligar para ela. (já pus o papel com o contacto no lixo). E eu pergunto, como nos podemos proteger de gente burlona e se estes conseguem causar alguma influência na nossa vida? Estou revoltada com tamanha maldade!

Infelizmente esses burlões existem com fartura. Arranjam-te montes de problemas de forma gratuita, ficas assustada e depois dizem que têm a solução para tudo isso, mas aí já pagas forte e feio.

Há muitos anos que leio Tarot, estudei numa associação internacional de Tarot, da qual faço parte e cujo lema é "Restaurar a dignidade espiritual do Tarot", mas isso ainda é um longo caminho com tanta vigarice que se vê. Desde tarólogos que não fazem ideia do que estão a fazer e a dizer, inclusive com direito de antena televisivo. e até a dar cursos, é uma vergonha.

Mas há algumas maneiras de te defenderes, primeiro, o Tarologo deve ser neutro, não dar opiniões pessoais em relação ao assunto, não fazer alusão a crenças, ou religiões, deve seguir um código de ética que te deve ser disponibilizado sempre que pedido, se não concordares, não fazes a consulta e se for associado a alguma casa mãe de Tarot, ou artes oraculares melhor. Em Portugal conheço "O Centro Português de Tarot" que é a delegação Portuguesa do "Tarosophy International" e a "Casa do Tarot", são duas organizações credíveis que tão consultas e formação de confiança.

O problema é que esta informação não é conhecida e as pessoas acabam por cair nas artimanhas dos espertalhões.

Lamento que isso tenha sucedido, mas isso não é Tarot é um embuste, e depois passamos todos pelo mesmo. Enfim...

Espero pelo menos ter ajudado a que numa próxima oportunidade, não tenhas medo nem vergonha de pedir referências e credenciais ao profissional que procuras.

:-*

Não acredito que haja uma próxima vez. Ela deu-me a escolher entre tarot, runas e búzios. Eu escolhi o tarot porque conheço algumas cartas, embora mal. Na primeira tiragem consegui ver os amantes, o carro e o diabo, com outras cartas pelo meio que não consegui identificar (o baralho não era muito legível), mas na segunda já não consegui ver nada.
Supostamente, ela faz trabalhos no oculto, amarrações e outras coisas mais (pus o folheto no lixo)... Já devia de ter desconfiado, mas fui numa boa (e só mesmo porque me foi oferecido). Mas realmente a conversa dela faz lembrar aquelas vidências online gratuitas, mas esta conseguiu ser bem mais aterradora e fatalista.

Os métodos de advinhação levam á viciação, ao condicionamento da vida, à restrição do livre arbitreo.

Para Cristãos, Muçulmanos e Judeus estão proibidos, dado que são considerados um atentando à confiança em Deus.
Crux Sancti Patris Benedicti
Crux Sancta Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux:
Vade Retro Satana Numquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas

Ora ai está vaderetro. Um dos pontos referidos nos códigos de ética é exactamente, não causar dependência, fazer a pessoa responsabilizar-se pelo seu futuro, pelas suas acções e atitudes. O Tarologo tira e interpreta as cartas, aconselha e orienta, não resolve os problemas de ninguém, o problema são os que afirmam que o fazem.

Segundo a Igreja católica, até a astrologia é pecado, nas outras não sei. As religiões institucionalizadas também viciam e manipulam os seus seguidores, com os medos do inferno e essas coisas todas, aliás uma das intenções é ter o rebanho todo á sua vontade. Um Deus que castiga, não é certamente o meu Deus, um Deus que proíbe também não. Se ele quisesse que algo não existisse, simplesmente não o criava, pois Deus criou todas as coisas, ou não?

Para mim as coisas têm de fazer sentido, não é porque uma organização diz que para mim passa a ser lei. Não se pode fazer isto porque a religião X assim o ditou, não me faz sentido, pois o ser humano é um ser imperfeito e deturpa as mensagens em seu beneficio e as instituições religiosas são obra humana. Penso que a essência, a mensagem original passada pelas religiões é válida, no sentido dos valores da alma e se analisarem, na sua base, todas dizem o mesmo, seja cristã, muçulmana, ou outra. As regras é que já estão feitas pelo ego dos humanos que as regem.

Citação de: Pucca em Dezembro 15, 2016, 10:34:02

Segundo a Igreja católica, até a astrologia é pecado, nas outras não sei. As religiões institucionalizadas também viciam e manipulam os seus seguidores, com os medos do inferno e essas coisas todas, aliás uma das intenções é ter o rebanho todo á sua vontade. Um Deus que castiga, não é certamente o meu Deus, um Deus que proíbe também não. Se ele quisesse que algo não existisse, simplesmente não o criava, pois Deus criou todas as coisas, ou não?

A meu ver nada diz na Bíblia que é pecado. Apenas na cabeça dos extremistas é que é. Deus criou tudo e muito bom, segundo a bíblia. Há arqueólogos que referem que o evangelho já vem de Adão e Eva e era transmitido pela astrologia (o que segundo a Igreja em geral, apenas foi transmitido com Jesus). A proibição da Lei de Moisés, foi por estes desviarem a atenção do que deveria ser a astrologia  na vida das pessoas.