Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.647
Total de mensagens
13.514
Total de tópicos
2.885
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



A verdadeira autoconfiança vem de dentro. A maioria das pessoas concorda com isso. Mas esse caso é extremamente delicado, porque quase ninguém desenvolverá uma autoestima saudável se não obtiver sucesso, reconhecimento ou estima por parte dos outros. É por isso que poucas pessoas obtêm sua força e felicidade exclusivamente de si mesmas.

Falta de autoconfiança ou baixa autoestima quando a pessoa foca mais em suas fraquezas do que em seus pontos fortes. A autoimagem é, portanto, distorcida de maneira muito negativa.

Tais complexos de inferioridade nem sempre são fáceis de reconhecer para os outros - por exemplo, um comportamento tímido e introvertido. Pelo contrário, muitos dos afetados estão tentando anular ou compensar sua insegurança. No entanto, existem alguns sinais que entregam quando alguém está lutando contra  abaixa autoestima mas tenda disfarçá-la no dia a dia.

1) Linguagem corporal

Ombros caídos, mãos nos bolsos e um olhar sombrio - é assim que você imagina uma pessoa insegura. Mas o oposto também pode ser um sintoma de baixa autoestima: se alguém sempre se destaca e tenta desesperadamente chamar a atenção de seus interlocutores, é porque sua autoestima depende da atenção dos outros.

2) Definir-se pelas aparências

Quando perguntados: "De onde você tira sua autoconfiança?", 70% das mulheres, segundo um estudo, respondem com "popularidade e aparência" e 80% dos homens dizem "sucesso e dinheiro" ". Portanto, é perfeitamente normal alinhar a imagem que temos de nós mesmos com as aparências externas.

No entanto, essas pessoas pensam de maneira unilateral e vinculam toda a sua felicidade e infortúnio a uma coisa, atividade ou fato aleatório (ex: ter determinado carro, alcançar determinado carro, tem determinado tipo de corpo, etc). Como resultado, isso pode levar aos chamados comportamentos compulsivos, que são um sinal claro de baixa autoestima.

3) Arrogância


Aqueles que não se amam também t6em problema para valorizar os outros. É por isso que as pessoas com baixa autoestima frequentemente têm comportamento arrogante. Elas sabem tudo sobre tudo e, acima de tudo, melhor que os outros. Opiniões divergentes são percebidas como um ataque pessoal. Se outras pessoas tiverem sucesso, isso as enche de inveja e ciúme.

4) Agir de má fé

Cada pessoa está equipada com autoproteção intuitiva. Onde as pessoas seguras tendem a assumir a responsabilidade pelo fracasso, as pessoas que não têm autoconfiança podem se irritar e culpar os outros por seus próprios erros.

5) Procrastinação

Um fenômeno que é freqüentemente observado entre as pessoas com baixa autoestima é o adiamento de decisões ou a tentação de delegar tarefas a outras pessoas. Sua insegurança interior faz com que se sintam rapidamente sobrecarregadas. Frequentemente, elas só conseguem concentrar suas forças em uma área - por exemplo, sua carreira ou aparência - enquanto as tarefas cotidianas mundanas são negligenciadas.


6) Pavor de se relacionar

Os complexos de inferioridade também dificultam a vida social. Para algumas pessoas, a falta de autoestima pode até levar a um medo real de compromisso e socialização. Elas não ousam se abrir para outras pessoas ou se apaixonar. Pessoas que frequentemente mudam de parceiro e de repente terminam um relacionamento geralmente escondem uma imagem negativa de si mesmas.

Como vimos, a falta de autoconfiança pode se manifestar de diferentes maneiras. Não são apenas as pessoas retraídas que sofrem com isso, pelo contrário, as pessoas que apoiam sua autoestima exclusivamente no reconhecimento dos outros, que querem sempre ser o foco da atenção, e ao mesmo tempo, têm medo de mostrar sua verdadeira personalidade, e que prejudicam os outros por conta da própria insegurança, também têm um sentimento de inferioridade.

A autoconfiança e uma autoimagem positiva não caem do céu. Se, por outro lado, você está ciente de sua falta de confiança, pode trabalhar a melhora da autoestima sozinho com livros, indo a palestras ou se relacionando com pessoas com estima elevada e que abram sua cabeça para isso, ou pode procurar ajuda de um profissional. Todo ser humano possui muitas facetas dignas de aceitação e amor.

https://www.cuide-se.me/sinais-falta-autoconfianca/?fbclid=IwAR3ABkzhtO8zlA1EV_8dxzreAKF1AWDB5B0JtpDi3jnwPkzq5roUYkpDEC4
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)