Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.505
Total de tópicos
2.877

O tradicional traje de noiva de Viana do Castelo serviu de base e inspiração a um costureiro portuense que preparou à mão, durante mais de 900 horas, um vestido adornado com 70 mil cristais e avaliado em 38 mil euros, revelado durante a Romaria d’Agonia de 2015.

Com 50 metros de tecido, em seda natural e veludo preto, o vestido foi desenhado e preparado por Fernando Lima, num trabalho manual que chegou a envolver cerca de 17 horas por dia, culminando com a sua apresentação na Festa do Traje, a 23 de Agosto, no último dia da romaria de Viana do Castelo.

“Estas criações contemporâneas reforçam o interesse suscitado pelo traje tradicional e constituem um atrativo para novos públicos e novas áreas de mercado”, afirma Maria José Guerreiro, presidente da VianaFestas, entidade organizadora da Romaria d’Agonia.

Em 2014, recorda, a Festa do Traje teve no Coração Independente Vermelho da artista Joana Vasconcelos o seu destaque, dando lugar este ano ao vestido inspirado no traje de noiva tradicional de Viana do Castelo, que Fernando Lima bordou com cristais Swarowski.

“Venho sempre às festas e há um ano, quando estava ver a Festa do Traje, disse para mim que ia fazer um vestido de noiva monumental. Foi a própria festa que me inspirou, porque eu sou festeiro e gosto destas tradições, desenvolvo o meu trabalho com a nossa base cultural”, explica Fernando Lima, costureiro e criador de peças, com 52 anos.

No seu preto tradicional, enfeitado com cristais e com o típico coração de Viana bordado na cauda da saia, o vestido ainda não está à venda, mas Fernando Lima, sócio da Goldinsigne Design, empresa que assina a criação, garante que não faltam interessados

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=88860

The truth is out there

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Vi a noticia na altura mas acho horrivel um vestido de noiva preto.

Citação de: Amunet em Setembro 19, 2017, 09:39:32

É fora do vulgar. Preto, muito poucas usariam.
Este é preto por ser a cor tradicional das noivas do Minho
E igual em branco (com bordado preto), usavas?
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Citação de: Athena em Setembro 19, 2017, 10:41:30

Penso que não, já tenho o meu bem idealizado ;)

Citação de: Amunet em Setembro 19, 2017, 11:24:05
Citação de: Athena em Setembro 19, 2017, 10:41:30

Penso que não, já tenho o meu bem idealizado ;)

Eu acho que devia ficar liiiindo branco com preto. :)
The truth is out there

Acho o da foto, preto e bordado branco, lindo, mas não sei se teria coragem de o usar. É demais, "fora da caixa".
(Albert Einstein)