Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.647
Total de mensagens
13.513
Total de tópicos
2.884
Pois bem,

Demorei um pouco a tentar perceber onde se encaixava melhor este tópico se aqui ou no Grupo de Tarot, mas uma vez que é suposto ser Tarot para todos, acabei por me decidir por uma área mais publica.

O intuito deste tópico é desmistificar e "desmecânizar" um pouco este processo de entrada no mundo do Tarot que a uma primeira vista parece demasiado complicado para muito gente que acaba por nem se aproximar do mesmo.

Vou começar por falar um pouco da minha experiência com o Tarot. O meu primeiro contacto com o Tarot foi aos meus 17/18 anos de idade. Devo dizer, foi HORRÍVEL!!! :)

Tantos processos, tanto decorar, e TINHA de fazer isto, TINHA de fazer aquilo, tantas aprendizagens, um baralho com imagens que não me diziam nada (baralho de marseille que foi o único ao qual consegui pôr as minhas mãos na minha área de residência. mais uma vez, HORRÍVEL. E então, deste modo, rapidamente abandonei este caminho. Só anos mais tarde, à sensivelmente 3 anos (tenho 26 anos agora), é que com a expansão da Internet e o acesso a vários mercados é que me decidi arriscar agora novamente e comprar um baralho que me dissesse algo. E bem, se disse, quase três anos desde essa altura e não podia estar mais satisfeito com a experiência, é uma jornada incrível, repleta de aprendizagem interessante e importante, uma maneira relativamente divertida de aprender mais do mundo do ocultismo e ainda, se para aí estiverem inclinados, ajudar os outros.

O que mudou na segunda tentativa? A minha abordagem com as cartas, que é o que venho aqui partilhar ;).

Reparo que aqui no fórum, o Tarot está tratado de uma maneira muito processual, o que não é errado atenção, o fantástico do Tarot é que o podemos abordar de maneiras virtualmente infinitas. Mas essa abordagem é também assustadora para muitos que estão a começar.

Esqueçam os livros, esqueçam as explicações e significados, não decorem nada, não aprendam nada! É o apelo que faço a quem quer começar mas receia tudo o que vê, ou a quem tem apenas curiosidade.

Escolham um baralho, qualquer um, sentem-se ao computador a ver uma loja virtual, ou vejam um site com os vários baralhos do mundo ou até mesmo numa loja física se tiverem disponibilidade de visitar uma que venda Tarot (numa loja física pode ser uma experiência ainda mais gratificante pelo facto de se poder tentar sentir qual o baralho que nos chama mais).

Após a escolha estar feita e o baralho nas vossas mãos, vem a melhor parte. Sintam o baralho nas mãos, apreciem as suas imagem, contemplem cada uma, a linguagem das figuras, os olhares, as posturas, os ambientes, o que se passa de fundo e até mesmo os nomes e os números e naipes. Pensem o que cada carta e grupo vos faz lembrar, levem o vosso tempo.

É então altura de fazer a primeira tiragem. Estranho não é? Não sabendo nada das cartas, ou apenas tendo lido algo aqui e ali, mas não interessa realmente, as cartas falam linguagens universais com símbolos que nos são inerentes a todos. Simplesmente façam uma pergunta. Uma pergunta simples, evitem perguntas directas de "sim" ou "não", ou "quando" ou o "porquê". Para efeitos de demonstração vamos usar os exemplos, "Mostra-me como é a minha relação com...?" ou para algo mais no futuro "O que devo esperar do meu dia de amanhã?" Não que não possam fazer o outro tipo de perguntas, mas como devem imaginar uma resposta de sim ou não, apesar de ser muito mais difícil de desmistificar, não chega nem perto À complexidade de uma resposta mais completa que se pode ter com uma pergunta "mais correta".

Baralhem enquanto formulam a questão, mais uma vez como acharem que devem e durante quanto tempo acharem que devem. Quando acharem que é suficiente, partam o baralho e simplesmente ponham cartas na mesa, não interessa como as tiram, pode ser por cima, ou por baixo ou pelo meio, como entenderem. Mais uma vez para efeitos de aprendizagem, vamos usar o exemplo de tirar 3 cartas em linha.

Os métodos de perguntas e "tiragens" são muitos, e mais uma vez não se fixem ao que eu digo, para terem uma ideia, muitas vezes, quando assim o sinto, nem pergunta faço, simplesmente sinto a intenção e ideia para a qual pretendo iluminação e com isso as tiragens é o mesmo. Mesmo tendo algumas mais fixas, muitas vezes sinto apenas e deixo tirar aquilo que acho que devo e como acho que devo. O importante é, sintam o vosso método.

Com as cartas na mesa, vem a parte divertida, afinal, nada sabem do Tarot :). No entanto provavelmente já leram algum tipo de banda desenhada certo? Engraçado como quadrados e rectângulos separados formulam uma história certo? O Tarot não é muito diferente, vejam a historia que esta na mesa, e apliquem-na À vossa pergunta. Vejam quem está virado para quem, vejam uma figura mais masculina com uma figura ao lado feminina a virar-lhe costas com tristeza, ou uma linha de cartas todas a apontar para uma especifica e sintam o que essa carta especifica significa para estar com esse destaque nessa "tiragem". Vejam os animais, os naipes, vejam o que vos diz.

Como exemplo, procurei rápido na Internet um conjunto de três cartas:

Neste exemplo vamos usar a pergunta: "Mostra-me como é a minha relação com...?"

Ora portanto, temos um homem, que parece iniciar uma jornada já de noite e algo cansado, os copos dourados presentes podem significar por exemplo um trabalho realizado ou uma riqueza obtida. Este homem dirige-se para uma mulher, numa cama deitada e triste, neste conceito certamente triste em relação ao homem. O homem não está com ela, certamente que a tal relação é uma relação que obriga a algum tipo de distância, mas que apesar de tudo, estas duas pessoas vão tentando. E depois temos a rainha a olhar para ambos, para a situação. Reparem como a rainha é do mesmo naipe do homem. Reparem também como ela olha de cabeça baixa para algo que lembra os copos da primeira carta, como se dissesse "não vale apena", portanto esta relação precisa de avançar, seja o que for que os mantenha afastados, provavelmente não vale apena ou tem de ser repensada, e estas duas pessoas precisam de estar juntas. Como contra exemplo muito rápido: Se calhar se o homem se tivesse a afastar, ou seja a ir em direcção contraria da senhora, provavelmente então o sentido seria que a relação está a acabar e que não vale apena continuar. Deixem a vossa intuição trabalhar.

Simples não é? Claro que o Tarot é muito mais do que isto, e conhecer os vários simbolismos só acrescenta a esta linguagem. Pensem no mesmo como um abecedário. Podem escrever, falar e ouvir conhecendo apenas as letras normais, mas sabendo que as podem juntar e que a mesma letra em situações diferentes pode ter outros usos e outras sonoridades é um novo mundo ;)

Alerto para o facto de que alguns baralhos podem ser um pouco mais complicados de fazer este exercício, ou porque têm imagens mais estáticas ou menos elementos, e por isso, podem ter em conta essa factor aquando a escolha do mesmo. No entanto se funcionar consigo, qualquer um serve :).

Se realmente esta experiência vos deixar satisfeitos, aprender vai ser quase uma necessidade e acreditem que não vão parar com o interesse em procurar descobrir mais deste mundo.

Experimentem, testem com outros que vos sejam próximos, ou até mesmo com noticias que vêm na TV, convivam com o baralho e sintam essa relação. Espero ter conseguido captar o vosso interesse e atenção. Qualquer dúvida em relação a este inicio, ou por ventura em como continuar, disponham.

BEM VINDOS AO TAROT INTUITIVO! E AO PRIMEIRO PASSO DE MUITOS!

P.S: MUITO IMPORTANTE, por muito bem que a experiência vos corra, ignorem a leituras literais de cartas negativas como a morte ou o diabo, para quem não conhece o tão bem estas cartas, podem parecer assustadoras e na realidade até serem bastante gratificantes. Mente aberta e sem julgamentos e tudo correrá bem. Descubram mas não se consumam ;).

Muito bem Sandro, tal e qual. Nunca li um livro de tarot. Ou melhor, comprei o livro Cartas e Destino, li 6 páginas e desisti, não me dizia nada.

Todos os dias á noite pegava nas minhas cartas e passava as minhas energias para elas e olhava-as, dia após dia, sempre isto, idolatrava as mesmas.

Um dia chamei amigas das minhas amigas (que não conheci-a de lado nenhum) e iniciei-me nas leituras, assim, sem saber o que as cartas significam, aliás, ainda hoje não sei.. kkkkkkkkkk. Faz-me confusão ver alguém dizer que a carta "x" significa tal e tal pois para mim só na hora do "atendimento" é que sei o que ela vai significar.

Para uma pessoa um conjunto de 3 cartas significam uma coisa e para outra as mesmas 3 cartas já significam outra.. afinal eu acho que tem que ser mesmo assim, isso é mediunidade.

Qualquer um pode ler cartas, tirando um curso! Não faltam por aí cursos de tarot e Reiki's e etc.. dons naturais é que não vejo nenhuns, só vejo conhecimentos baseados em livros e pouco mais. Eu guio-me mais pelo antigo "ver pra crer", tal como S. Tomé. kkkkk

Bem hajas

Sandro e Mayya

Têm ambos, razão. Ainda me estou a adaptar ao significado das cartas. Prefiro tiragens intuitivas de 3 ou 4 cartas. 
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Sky
Eu já à muito tempo que tenho bastante curiosidade em relação ao Tarot. Já estive para comprar um baralho por algumas vezes, mas nunca o fiz, talvez ainda não tivesse preparada.
Mas surge uma pergunta, 1 baralho serve? É que li algures que tem de se ter um baralho pessoal e outro para consultas "publicas".  ???

Citação de: Sky em Fevereiro 15, 2017, 11:41:00
Eu já à muito tempo que tenho bastante curiosidade em relação ao Tarot. Já estive para comprar um baralho por algumas vezes, mas nunca o fiz, talvez ainda não tivesse preparada.
Mas surge uma pergunta, 1 baralho serve? É que li algures que tem de se ter um baralho pessoal e outro para consultas "publicas".  ???

Eu quero comprar um, mas isso de ter de ser dois, nunca ouvi.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Eu gostava bastante que alguém me fizesse uma leitura de Tarot, mas sinceramente penso que aqui na minha zona só encontro pessoal que não é de confiança, por tanto, acho que esse meu "desejo" tem que ficar em Stand By.

@Mayya
Nem mais, eu sou igual, se me perguntam significado de cartas fico meio perdido. Gosto de ler tudo o que posso no entanto, mas nunca decoro, trato o tarot como um romance, leio o que posso, aprendo dos simbolismos e depois na altura certa é o que bate. Sou bastante caótico nesse sentido. Mas é mesmo assim, é incrível como às vezes aquando uma leitura de repente vemos algo de fundo numa carta que nunca disse nada e de repente é o suficiente para mudar todo um significado à leitura :)

@Athena

Eu pessoalmente a tiragem que faço mais frequentemente é 3 linhas de 5 cartas. Eu tenho algum "background" com cinema e argumento, e então para mim é toda uma historia a acontecer, os olhares, posturas a mesma pessoa a aparecer... recomendo experimentar também, é um mundo de possibilidades, para facilitar pode também usar a primeira linha como passado a do meio como presente e a terceira como futuro. Não tem de o ser necessariamente mas oferece mais organização. E outras vezes simplesmente pego no baralho e faço uma meia lua e bem, essa é a minha linha temporal e reparo nas quebras que a linha tem e que cartas se destacam :)

@Sky

Olá Sky, está a pensar demasiado, se sente que deve experimentar, como vê, porque não? :) Ter um, ter dois, é igual. Um chega perfeitamente, no entanto quem compra o primeiro costuma adquirir mais. Eu tenho 4 baralhos de momento, e estou a espera de receber um outro (que por acaso sinto que será o meu baralho pessoal). À exceção de um, que é um tradicional Rider Waite, que uso para estudos, nenhum tem uma função especifica.
Pense assim, tudo o que lê que é preciso ou necessário, é correto que é necessário, preciso e é a verdade para quem escreveu ou disso, mas não é necessariamente a sua verdade. E o resto virá com o tempo. Até pode pegar no baralho e não ser a sua "onda", o importante é, se tem curiosidade, descubra simplesmente se é para si. Se sim, então o resto vai fluir (processos, práticas, etc).

Tens toda a razão. E essa técnica de associação de significados intuitivos é excelente, mas...há sempre um mas....para começar, para se familiarizar com as cartas, para treinar a intuição. Porém a leitura de tarot implica também o estudo teórico, a simbologia, cabala, numerologia, etc.

Funciona num ciclo, estudando tarot, desenvolves a intuição; desenvolvendo a intuição sentes necessidade de estudar e ir mais longe. Como o símbolo da cruz: Uma cruz significa o balanco entre o SER (intuição) e o Saber (conhecimento) a receita para o equilíbrio, para um excelente desempenho em qualquer área. Como se escreve, sem conhecer as letras? ;)

Olha estas duas cartas de tarot (Marselha) o que apenas a intuição, sem teoria te mostra???

@SalvadorMarto

Curiosamente, também pensei que fosse mais fácil arranjar alguém que fizesse boas leituras, mas de facto também acho um tanto ao quanto complicado, é muito mais fácil arranjar um "bruxo" do que um cartomante, e em teoria diria que era ao contrario :)

@Pucca
Não podia concordar mais com "Funciona num Ciclo", é mesmo essa a intenção também deste tópico. A ideia é que assim como eu, muitos desistem ou não pegam no Tarot sequer por causa do lado "académico" do mesmo. Pegar desta forma "natural" será um excelente elo de ligação para quem de facto gostar, ou já teve problemas com a sua inserção, poder usar o Tarot para se aventurar no ocultismo e aprender mais, e ao aprender mais ficar mais intuitivo. Ciclo sem fim. Ainda agora me vejo a pegar em baralhos pelo simples facto de ser uma excelente forma de aprender algo sobre algo :)

O Tarot de Marselha, de facto é um Tarot que à muito deixei de lado e nem me imagino a pegar, e todos os "antigos" diria, pela mostra dos seus naipes assim dessa maneira. Foi também por isso que alertei para o facto da escolha de um baralho que a partida possa ser mais propício à intuição, porque esses exemplos, pelo menos a mim, dificilmente me dizem algo.

Mas esta abordagem é para pôr toda a gente a falar antes de aprender a ler ou escrever, assim como nos é natural :).

Citação de: Sky em Fevereiro 15, 2017, 11:41:00

Só uso um baralho. Só eu mexo nele. Mais ninguém, á excepção das pessoas que atendo óbvio, que tem que as partir e etc. Mas ninguém lhes põe a mão! Nunca!

Citação de: Pucca em Ontem às 09:06:24 pm

Tens toda a razão. E essa técnica de associação de significados intuitivos é excelente, mas...há sempre um mas....para começar, para se familiarizar com as cartas, para treinar a intuição. Porém a leitura de tarot implica também o estudo teórico, a simbologia, cabala, numerologia, etc.

Funciona num ciclo, estudando tarot, desenvolves a intuição; desenvolvendo a intuição sentes necessidade de estudar e ir mais longe. Como o símbolo da cruz: Uma cruz significa o balanco entre o SER (intuição) e o Saber (conhecimento) a receita para o equilíbrio, para um excelente desempenho em qualquer área. Como se escreve, sem conhecer as letras? ;)

Olha estas duas cartas de tarot (Marselha) o que apenas a intuição, sem teoria te mostra???

Olá Puca,

Vou pegar nesta tua frase e colocar-te uma questão - "Como se escreve, sem conhecer as letras? ;)"

Como um médium escreve em latim sem o ter estudado?

Resposta: Exactamente como lê as cartas sem saber nada do que elas significam.

Entendes o fundamento? Quem tem mediunidade não precisa do estudo para nada, as "bruxas" velhas, as "bruxas" da aldeia, que estudavam elas antigamente? Nem ler sabiam.. tinham mediunidade, ponto, nada mais.

Bem hajas

Mensagem alterada - Não se deve colocar 2 mensagens seguidas pelo o mesmo membro....esqueceu se de algo modifique a sua mensagem.
Sky
  :)

Citação
Olá Puca,

Vou pegar nesta tua frase e colocar-te uma questão - "Como se escreve, sem conhecer as letras? ;)"

Como um médium escreve em latim sem o ter estudado?

Resposta: Exactamente como lê as cartas sem saber nada do que elas significam.

Entendes o fundamento? Quem tem mediunidade não precisa do estudo para nada, as "bruxas" velhas, as "bruxas" da aldeia, que estudavam elas antigamente? Nem ler sabiam.. tinham mediunidade, ponto, nada mais.

Bem hajas

Mayya

Tens razão. Para saber interpretar é preciso saber o mínimo. No entanto, para quem sabe pouco, um dos métodos a seguir, poderá ser o intuitivo.
Eu uso 3 ou 4 cartas em linha.
Haverá, com certeza, outros métodos mais precisos e melhores. Mas para começar, uso este.
(Albert Einstein)

Terão de me definir mediunidade, segundo o vosso ponto de vista. Pois pode ser diferente do que eu considero.  Para quem que for realmente médium nem necessita de cartas. E de todos os que se designam médiuns 50% são sensitivos, 48% intuitivos e apenas 2% realmente médiuns.

CitaçãoSó uso um baralho. Só eu mexo nele. Mais ninguém, á excepção das pessoas que atendo óbvio, que tem que as partir e etc. Mas ninguém lhes põe a mão! Nunca!

Eu nem as pessoas que atendo deixo tocar no baralho, incomoda-me um bocado a sujidade que acumula essa prática, tendo experimentado e ver-me a ser obrigado a limpar a sujidade com alguma frequência. Eu tenho todo um ritual de limpeza para ter a certeza que as minhas mãos estão limpas antes de pegar nas cartas, não quero outros a suja-las lol.

No entanto a pessoas por quem tenho bastante carinho e grande estima, deixo tocar sem problemas, se lavarem as mãos primeiro, isto é xD.

Citação de: Pucca em Fevereiro 16, 2017, 20:56:20
Terão de me definir mediunidade, segundo o vosso ponto de vista. Pois pode ser diferente do que eu considero.  Para quem que for realmente médium nem necessita de cartas. E de todos os que se designam médiuns 50% são sensitivos, 48% intuitivos e apenas 2% realmente médiuns.

Ora pois aí está! Exactamente. Eu uso cartas, mas.. não preciso delas. É isso mesmo Puca. Resumindo, uso-as mas não faço leitura por cartas, a pessoa vira o baralho e tal, no entanto eu dou a resposta que a entidade (guia) que está ao meu lado me diz. Entendes? Daí para uma pessoa o significado de 3 cartas juntas pode ter um significado totalmente diferente para outra pessoa.

Por isso volto a dizer, nunca li livros, nunca tirei cursos de tarot, não sei o que significa nenhuma das cartas de tarot, mas sei perfeitamente o que falar a cada questão que me colocam ainda antes das cartas serem viradas. kkkkkkkkkkkk

Dai eu usar a tua frase para te responder. Eu quando incorporo, escrevo e falo em línguas que nunca estudei. Por isso a um médium isto "Como se escreve, sem conhecer as letras? ;)" não se atribui.

Bem hajas

Está certo Maya. Estás nos 2% que refiro. Eu incluo-me nos 48% intuitivos, por isso preciso de bases teóricas a partir daí viajo intuitivamente. Cada um tem é de estar consciente de si próprio das suas capacidades e necessidades, não é uma regra geral. :)