Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.647
Total de mensagens
13.514
Total de tópicos
2.885

A Lenda do Reino de Atlântida e os Açores é uma lenda dos Açores que tenta dar uma explicação para a existência do arquipélago. Muito antiga e de origem desconhecida, foi narrada por Platão, sendo já mencionada por este como uma história que lhe contaram.

Lenda
Na antiguidade teria havido um imenso continente (a Atlântida) no meio do Oceano Atlântico, em frente às Portas de Hércules. Essas portas, segundo mitos antigos, fechavam o mar Mediterrâneo onde actualmente se localiza o Estreito de Gibraltar.

A Atlântida seria um lugar magnífico, com extraordinárias paisagens, um clima suave, grandes florestas de frondosas e gigantescas árvores, extensas planícies férteis, chegando a dar duas ou mais colheitas por ano, e animais mansos, saudáveis e fortes.

Os habitantes desta terra paradisíaca chamavam-se atlantes e eram senhores de uma invejável civilização, considerada perfeita e rica. Tinha palácios e templos cobertos a ouro e outros metais preciosos como a prata e o estanho, e abundava o marfim. Produzia todo o tipo de madeiras tidas como preciosas, tinha minas de todos os metais.

Dispunha de jardins, ginásios, estádios, boas estradas e pontes, e outras infraestruturas importantes para o bem estar dos seus cidadãos. A joalharia usada pelos atlantes seria feita com um material exótico e mais valioso que o ouro, apenas do conhecimento dos povos atlantes, que se chamava oricalco. A economia florescente proporcionava as artes, permitindo a existência de artistas, músicos e grandes sábios.

O império dos atlantes era formado por uma federação de 10 reinos que se encontravam debaixo da protecção de Posidão. Os seus povos eram tidos como exemplares no seu comportamento, e não se deixavam corromper pelo vício ou pelo luxo mas viviam num pleno e magnifico bem estar que o seu país perfeito lhe permitia.

No entanto, não deixavam de praticar e de se ensaiar nas artes da guerra, visto que vários povos, movidos pela inveja e pela abundância dos atlantes, tentavam invadir a sua terra. Os combates de defesa foram tão bem sucedidos que surgiu o orgulho e a ambição de alargar os domínios do reino.

Assim o poderoso exército atlante preparou-se para a guerra e aos poucos foi conquistando grande parte do mundo conhecido de então, dominando vários povos e várias ilhas em seu redor, uma grande parte da Europa Atlântica e parte do Norte de África. E só não teriam conquistado mais territórios porque os gregos de Atenas teriam resistido. Os seus corações até ali puros foram endurecendo com as suas armas. Nasceu o orgulho, a vaidade, o luxo desnecessário, a corrupção e o desrespeito para com os deuses.

Posidão convocou então um concílio dos deuses para travar os atlantes. Nele foi decidido aplicar-lhes um castigo exemplar. Como consequência das decisões divinas começaram grandes movimentos tectónicos, acompanhados de enormes tremores de terra. As terras da Atlântida tremeram violentamente, o céu escureceu como se fosse noite, apareceu o fogo que queimou florestas e campos de cultivo. O mar galgou a terra com ondas gigantes e engoliu aldeias e cidades.

Em pouco tempo Atlântida tinha desaparecido para sempre na imensidão do mar. No entanto, como fora possuidora de grandes montanhas, estas não teriam afundado completamente. Os altos cumes teriam ficado acima da superfície das águas e originado as nove ilhas dos Açores.

Alguns dos habitantes da Atlântida teriam, segundo a lenda, sobrevivido à catástrofe e fugido para vários locais do mundo, onde deixaram descendentes.

fonte: wikipedia
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Em relação a Atlântida, também à indícios de que poderá ter sido no Algarve. Um arqueólogo e um engenheiro fizeram medições no terreno e conseguiram encaixar as medidas com se descreve a a cidade perdida como os fatores geológicos da região. Também a existência de algum património arqueológico, como o ovo cósmico encontrado na região, ajuda a reforçar a tese.
Também existe a tese de que poderia ser Cuba devido aos achados arqueológicos submersos na costa cubana.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Sim, seria em Silves (Algarve). O ovo cósmico encontra-se no Museu de Silves.
As diferentes localizações, apontam, a meu ver, para uma nave alienígena sempre em movimento.
A Atlântida seria uma nave grande e complexa em deslocação periódica e não uma ilha ou continente, que estaria parado geograficamente.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

A nave ET é uma hipótese. Outra que também considero válida é a movimentação das placas tectónicas e o afastamento de terras, ou seja, a separação do super-continente, o que justificava os vários indícios separados pelo globo.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Este vídeo pareceu-me interessante mas não sei se é de fonte segura.
Dizem haver provas da atlântida se situar nos Açores devido a uma pirâmide e uma cidade encontradas submersas.
Devo dizer que sou açoriana e simplesmente ouvi falar brevemente da noticia da pirâmide. E acho que o caso no fim foi desmentido, mas não sei ao certo, pois já ouvi pessoas a dizer que estavam a tentar esconder o caso.  ???

Existem muitos equívocos em relação ao que chamam Atlântida.

Atlântida era a capital ou o centro nevrálgico da civilização anterior á nossa (Ariana), assim como hoje podemos considera os Estados Unidos como a "capital" do mundo. Atlantes, existiam por todo o lado, tal como hoje existem humanos da civilização Ariana em todos os continentes. Não estavam limitados ao que se chama "Atlântida".

Portanto descendentes de Atlantes somos todos nós, o que procuram são as evidências arquitetónicas da capital da civilização Atlante que para mim seria realmente uma ilha algures no Oceano Atlântico. Como a região dos Açores tem muita actividade vulcânica e movimentos da crosta terrestre é realmente bem provável que se situasse nessa zona.

Sinceramente, às vezes penso que seja uma utopia platónica, como uma tentativa de explicar a existência humana, mas, que nunca chega a ser atingida por falta do conhecimento perdido.

Há relatos da Atlântida anteriores a Platão. Nomeadamente nos manuscritos do mar morto e nas Lia Fall (pedras da fertilidade).
A própria tourada é uma reminiscência de um ritual ao sol Atlante, com a diferença que os toureiros armados e a cavalo eram meninas virgens a fazerem danças e saltos por cima do touro.

Citação de: Pucca em Dezembro 06, 2016, 19:47:23
Há relatos da Atlântida anteriores a Platão. Nomeadamente nos manuscritos do mar morto e nas Lia Fall (pedras da fertilidade).
A própria tourada é uma reminiscência de um ritual ao sol Atlante, com a diferença que os toureiros armados e a cavalo eram meninas virgens a fazerem danças e saltos por cima do touro.

Sabes que essas danças que falas têm origem na Mesopotâmia? E o culto ao sol Atlante, não poderá ser o culto ao deus sol Rá, Egípcio? E refiro essa origem porque é a única civilização de que há provas concretas de existência, e podemos ser mais específicos e falar dos Sumérios.

O que muitos ignoram é as condições geográficas e etimológicas, nas quais as informações nos chegam. Já dei o exemplo neste fórum com a palavra Deus. Quero dizer com isto que a localização pode nem ser a que hoje é considerada, visto ter existido um supercontinente e os Pilares de Hércules terem tido uma localização bem diferente.

Quem me diz que Atlantida não foi uma tradução linguística do passado e que sofreu alterações de significado até aos dias de Platão e com isso ter sido perdida parte da informação? Quem me garante que não é um conceito original do Crescente Fértil, local onde se acredita ter sido o berço das primeiras civilizações?

O que desprestigia a investigação arqueológica séria que se faz em torno de Atlântica é quando se vê pseudo-investigadores a lançar teorias descabidas em relação ao assunto.

Não estou a negar a existência de Atlantida, apenas, estou a referir que há muitas informações baralhadas.

Na Atlântida chamava-se a Dança de Bel, e sim, seria uma celebração ao Sol. Naturalmente continuou nas suas várias nuances ao longo do mundo, até há infeliz tourada dos dias de hoje. Uma coisa não impede a outra, os dados conhecidos historicamente aceites referem-se apenas á nossa era. Também a cultura Egípcia adoptou muita da sabedoria Atlante, tal como a Celta e a dos nativos Norte Americanos.

A passagem da era Atlante para a Ariana deu-se há 12.000 anos aproximadamente. Tal como agora estamos em processo de transição da era Ariana, para a Koradi. Daqui a uns 12.000 anos, olham para nós, tal como nós olhamos hoje para os Atlantes.

:)

Citação de: Pucca em Dezembro 07, 2016, 13:22:19
Na Atlântida chamava-se a Dança de Bel, e sim, seria uma celebração ao Sol. Naturalmente continuou nas suas várias nuances ao longo do mundo, até há infeliz tourada dos dias de hoje. Uma coisa não impede a outra, os dados conhecidos historicamente aceites referem-se apenas á nossa era. Também a cultura Egípcia adoptou muita da sabedoria Atlante, tal como a Celta e a dos nativos Norte Americanos.

A passagem da era Atlante para a Ariana deu-se há 12.000 anos aproximadamente. Tal como agora estamos em processo de transição da era Ariana, para a Koradi. Daqui a uns 12.000 anos, olham para nós, tal como nós olhamos hoje para os Atlantes.

Não o concidero a Dança de Bal, uma tradição Atlanta, mas, uma tradição cananita em que Bal, ou Baal (também connhecido como Moloque) é o deus-sol dessa cultura. Ora e segundo o que se relata da tradição Atlanta, eles cultuavam um deus à semelhança de Neptuno, deus do mar. Que sentido faria o culto a um deus-sol?
Segundo o que li, sobre a destruição de Atlantida, ela aconteceu pela queda da estrela Baal. Quer isto dizer, que o culto de Baal só existiu hipoteticamente numa era pós Atlanta. Segundo a cronologia que defendes, ou acreditas, aconteceu à 12000 a.C., mas, as primeiras civilizações surgem em 9000 a.C. com o culto baalaita.
Ou seja, o culto de Baal da-se por existir um força destruidora que vence o deus de Atlantida.

Ora estás a reforçar o que digo. A capital Atlante tinha de dar uma volta pois já estava a entrar numa grande decadência, tal como Sodoma e Gomorra. Mas isso não impediu a continuidade dos seus Deuses e dos cultos, seguiram para eras pós Atlantes, alguns deles até aos dias de hoje. Os Cananitas, bem como vários outros povos, pertencem á idade de Ouro da era Ariana, naturalmente as tradições deles estavam muito ligadas aos próprios Atlantes.

Não sei se já coloquei aqui um artigo com o título "As 7 Eras da Humanidade", se não estiver, coloco.

Citação de: Pucca em Dezembro 09, 2016, 11:44:57

Ora estás a reforçar o que digo. A capital Atlante tinha de dar uma volta pois já estava a entrar numa grande decadência, tal como Sodoma e Gomorra. Mas isso não impediu a continuidade dos seus Deuses e dos cultos, seguiram para eras pós Atlantes, alguns deles até aos dias de hoje. Os Cananitas, bem como vários outros povos, pertencem á idade de Ouro da era Ariana, naturalmente as tradições deles estavam muito ligadas aos próprios Atlantes.

Estou a contradizer, na verdade, e tentar explicar que o culto a Poseidon termina com Atlantida (se é que realmente existiu e não é um desentendimento etmologico, porque até agora só há suposições e crença da existência, porque, civilizações submersas há muitas.) e começa o culto de Baal na Mesopotanea.

Não sei se já coloquei aqui um artigo com o título "As 7 Eras da Humanidade", se não estiver, coloco.

Sim já colocaste e discordo das ideias Teosofistas, que a meu ver e da maioria dos historiadores e arqueologos não têm fundamento histórico.

Longe de mim querer convencer alguém de alguma coisa.

Apenas partilho a minha visão do mundo, para além do cientificamente e politicamente correcto socialmente. Os historiadores e arqueológos já andam todos baralhados pois estão a ser surpreendidos, com evidencias que não encaixam nos seus pressupostos e há os mesmos profissionais que investigam "fora da caixa", há descobertas ocultadas, desacreditadas, apenas porque não dá jeito ter de mudar a história é muito difícil aceitar os erros, por isso Galileu foi excomungado e para a cadeia. E para mim também sinto que muitas coisas não batem certo, procuro, investigo, pesquiso (não só nos livros), até construir a minha própria versão da história e do funcionamento do universo que mais sinto próximo da minha própria bitola.

Cada um tem as suas próprias bitolas e limites ao que admite como verdade e está correcto. Cada coisa tem o seu momento certo para se revelar. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Sei que não estás a tentar convencer ninguém de nada. Apenas partilhamos pontos de vista.

Como é óbvio, também não concordo com muitas coisas que a História apresenta. E o como diria o Professor José Mattoso, o oficio de Historiador é pegar no que se conhece, desmontar e remontar, vezes sem conta.
Apenas, não partilho da opinião como muitos de que as filosofias tenham fundamento histórico. Podem ter todo o fundamento para a crença de uma pessoa, mas, para aquilo que é a historiografia, não tem fundamento, porque, precisa de prova.

E um historiador não faz pesquisa apenas nos livros. Analisa dados. E por mais que possa ser contra a sua vontade, nunca, mas, nunca, deve apresentar a História como algo feito à sua imagem e semelhança, mas, como é realmente com base naquilo que há.

Apesar de acreditar que Atlantida tenha existido, tenho de negar a sua existência, porque, não provas que apontem nesse sentido. Quando houverem provas concretas que Atlantida existiu, então, poderemos admitir isso. É a mesma coisa que por não existir maquinas de construção, como gruas e escavadoras, que os grandes monumentos do passado foram construídos com tecnologia extraterrestre. Quando se apresentam "verdades" dessa forma, é porque estão a reinventar a História da forma que mais lhe convém.

A Verdade Histórica é para ser contada tal como a podemos contar. Se mais houver para a reformular, é feito. Mas, se não há, não vamos reinterpretar provas a belo prazer só porque queremos que seja de outra forma. Não há a vontade de desacreditar ou de ocultar nada, mas, também não vamos fazer da História um tablóide que lança notícias ao ar só para ter audiências.

Infelizmente o que aconteceu com Galileu foi a persistência da filosofia religiosa em querer manter as suas ideias não fundamentadas.

Galileu foi uma vitima da não aceitação da filosofia reli

Citação de: Mr.MorningStar em Dezembro 06, 2016, 17:59:14
Sinceramente, às vezes penso que seja uma utopia platónica, como uma tentativa de explicar a existência humana, mas, que nunca chega a ser atingida por falta do conhecimento perdido.

Pois é provavelmente até é mesmo isso.
Mas, falando por mim, gosto de acreditar que é real.  :)
Dá uma graça à vida.   ;D

Pucca
O que é a era Ariana e a era Kodali? E porque 12.000 anos?
A era Kodali é a era de Aquarius?
(Albert Einstein)

Citação de: Athena em Janeiro 02, 2017, 19:15:32

Pucca
O que é a era Ariana e a era Kodali? E porque 12.000 anos?
A era Kodali é a era de Aquarius?

A Pucca que já nos escreveu um tópico sobre isso: http://portugalparanormal.pt/index.php/topic,809.msg3250.html#msg3250