Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.505
Total de tópicos
2.877
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas!

Este é um assunto que me tem ''assombrado'' durante anos e sinceramente não tenho grande explicação para isto...
Portanto, há uns bons anos (em 2011) estava no meu quarto e como estava aborrecida, peguei no computador do meu pai e decidi tirar uma fotos com a webcam dele. Uns meses depois, estou a ver as fotos e deparo-me com uma mancha escura à minha frente em duas das fotografias.




OK! Na primeira imagem peço desculpa aquele circulo vermelho estúpido. Mas era uma pequena com 11 anos na altura e o paranormal já me fascinava. Via muitas vezes aquelas imagens de ''fantasmas a sério'' com círculos vermelhos a circunda-los para verem onde estava. Quis imitar e assim acabei por editar a imagem original. O quadrado preto à frente da minha cara é só para preservar identidade.

Heis algumas notas a ter em conta:
Não, não é photoshop. Digo isto porque já me acusaram de querer atenção com uma foto editada quando a única coisa que eu queria era uma explicação.
Também não é a minha sombra porque tenho outras fotos tiradas no mesmo dia à mesma hora no mesmo lugar sem a mancha, até porque a sombra projeta-se da maneira como está nas cortinas com aquele tom ''azulado''

Para salientar o meu primeiro argumento, deixo aqui em baixo um print de um site que identifica edições nas fotos.



Como podem ver, as únicas coisas editadas são o maldito circulo e o quadrado na cara  :)

Peço desculpa por ter restringido as opções. Mas este tópico já tinha sido discutido num outro fórum anteriormente e as pessoas estarem sempre a batalhar nos assuntos que eu tinha a certeza que não eram, achei uma perda de tempo. Por isso, deixo aqui claro aquilo que acho: não é uma sombra nem é editada.

A casa onde tirei esta foto é um bocado ativa no que toca ao paranormal, pois já vi lá muitas pessoas pelo canto do olho quando estava sozinha em casa, o meu ''pai'' a ir para a cozinha quando ele nem estava em casa. Mulheres a cantar sem uma presença feminina em casa e ''uma mão a ser sugada para a terra'' (longa história conto noutro tópico).

Portanto... o que acham? Podem dar-me mais sujestões? Alguma observações e, talvez, removerem aquele circulo para se ver melhor a foto?  :(
Agradeço ajuda de quem ma quiser dar!

Cumprimentos: Akira

Atualização

Aqui está uma foto tirada no mesmo dia à mesma hora no mesmo lugar com o mesmo ângulo e a mesma luz. Como podem ver a tal ''sombra'' já lá não se encontra.


Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Boas!
Para mim e notando a direção da luz, é luz. Já vi esta fotos noutro forum e chegou-se a essa conclusão.
Sem ofensas. ;)
Sapere Aude

Eu acredito que seja apenas sombra.



Se reparares, nas duas fotos tens 2 níveis de iluminação diferentes, sendo a 1ª mais escura e a 2ª mais clara.
As diferenças na dita sombra parecem derivar da fonte de luz e como tal vou fazer 1 pergunta e 1 pedido, que podem ajudar a comprovar o que estou a afirmar.

1 - Se tens uma foto nesse mesmo angulo, sem a dita sombra mostra-a para analisar a luz
2 - Pela granulação da foto dificulta saber com certeza mas não estás encostada à parede pois não?
Somos seres ainda muito limitados, mas vivemos erroneamente convencidos de que a "verdade" que conhecemos é a realidade que nos rodeia.

Já vi esta foto no antigo pp e continuo a dizer que não é nada sobrenatural

Citação de: marioshy em Novembro 19, 2016, 07:53:39
Eu acredito que seja apenas sombra.



Se reparares, nas duas fotos tens 2 níveis de iluminação diferentes, sendo a 1ª mais escura e a 2ª mais clara.
As diferenças na dita sombra parecem derivar da fonte de luz e como tal vou fazer 1 pergunta e 1 pedido, que podem ajudar a comprovar o que estou a afirmar.

1 - Se tens uma foto nesse mesmo angulo, sem a dita sombra mostra-a para analisar a luz
2 - Pela granulação da foto dificulta saber com certeza mas não estás encostada à parede pois não?

A foto já está no post para poderes ver.
E não, não estava encostada à parede.

Citação de: Akira em Novembro 25, 2016, 19:58:15
Citação de: marioshy em Novembro 19, 2016, 07:53:39
1 - Se tens uma foto nesse mesmo angulo, sem a dita sombra mostra-a para analisar a luz
2 - Pela granulação da foto dificulta saber com certeza mas não estás encostada à parede pois não?

A foto já está no post para poderes ver.
E não, não estava encostada à parede.

Ok! A tua resposta e a foto providenciada ajudam a comprovar que se trata de sombra apenas.

  • Tratei as 3 imagens de modo a aproximar o máximo possível os tons das cores, a saturação, a iluminação, o angulo da imagem e tudo o resto;
  • Para auxilio visual, desenhei a amarelo e azul marinho, linhas que simbolizam as partes do esqueleto humano que denunciam a postura em cada frame;
  • Desenhei a vermelho setas que apontam para alterações nas sombras de fundo devido aos movimentos humanos;
  • Se não conseguir ver algumas das coisas que eu listarei abaixo, copie a imagem da frame para um editor de imagem e faça zoom;
    (o ponto acima é recomendado porque os próprios monitores criam ilusões óticas devido ao modo como iluminam os pixéis)

LUZ E SOMBRAS


FRAME 1


Usei esta imagem na Frame 1 porque não tinha nenhum suposto "vulto", sendo assim a meu ver, a melhor a utilizar como ponto de referência. Servi-me deste angulo de imagem, da luminosidade e da saturação de cores como base para fazer o tratamento devido nas imagens da Frame 2 e da Frame 3.

A sombra do cortinado e a luz que incide neste e na parede, mostram claramente qual a fonte de iluminação principal no quarto. Visto que a luz do cortinado nunca se altera, chamo a atenção para a barra da cama, que se encontra encostada à parede, pois esta tem sombra causada pela obstrução da luz por parte da pessoa na foto, mas é uma sombra que devido à má qualidade da foto quase passa despercebida (inseri uma seta vermelha como referência).

A incidência da luz na própria pessoa também é um excelente ponto de referência para analisar o que aqui acontece. Reparem que a luz é mais forte no braço direito e gradualmente, enquanto se desloca para o braço esquerdo, é aos poucos bloqueada devido ao angulo do corpo.

A postura corporal irá ter um papel crucial na criação do dito "vulto", pois será a movimentação do corpo, que por vezes bloqueará a fonte de luz criando um jogo de sombras.

FRAME 2


Como expliquei anteriormente o dito "vulto" não é mais do que a sombra da pessoa. (ver minha intervenção anterior).

Chamo a atenção para o fato da pessoa estar numa posição diferente da Frame 1.
Ao ajustar a posição do corpo, com a movimentação dos ombros, do torax e da cabeça, cria um angulo diferente em relação à fonte de luz e acaba por bloquear esta ainda mais.
Repare que como resultado: todo o lado esquerdo recebe bastante menos luz tendo muita mais sombra (seta vermelha maior como referência), há sombra da cabeça projetada na parede.

Se ainda assim não está convencido(a), repare que a sombra na barra da cama já não é igual devido à mudança de angulo do corpo, sendo que já não obstrui a luz nos exatamente nos mesmos lugares ou com a mesma intensidade. A sombra na barra da cama vai desaparecendo aos poucos conforme esta agora já mais incidência de luz aonde antes não tinha (seta vermelha pequena como referência).

FRAME 3


Novamente, note-se a alteração da posição do corpo, com uma subtil movimentação de ombros e torax e com uma acentuada movimentação da cabeça (causadora da sombra massiva na parede).

Repare como o corpo, exceto pela cabeça, quase volta à posição em que se encontra na imagem da Frame 1. O angulo deste, não mais obstrui a incidência da luz como na Frame 2 e assim sendo a sombra na barra da cama volta a ser como na Frame 1.

Somos seres ainda muito limitados, mas vivemos erroneamente convencidos de que a "verdade" que conhecemos é a realidade que nos rodeia.

Realmente as coisas estão mais claras agora. Obrigada.
Mas ainda há algo que não bate certo para mim... a direção da sombra no frame 2...
Visto que a luz vem de cima, a sobra não devia a começar a vir a cabeça e não dos ombros? Criando uma diagonal decrescente e não crescente?
Normalmente a sombra iria tomar a forma do corpo mas está muito esbatida no frame 2 (o mesmo já não posso dizer do frame 3, pois a forma já se assemelha mais). Mas mesmo assim a sombra do frame 3 projeta-se como se a cabeça estivesse mesmo ou quase encostada à parede e não estava.
E porque é que a sombra estava tão preta relativamente ao resto do cenário?



Olhe esta foto que tirei uns anos depois com a mesma câmara no mesmo lugar. A sombra está menos esbatida, com a forma do meu corpo e da cor que devia. Há um lapso entre a sombra da parede e o braço, ou seja, não parece que se esteja a passar à frente do braço e diretamente para a parede. E antes que diga, eu sei que estou mais chegada à frente e que a posição não é a mesma. Mas a sombra devia ser minimamente parecida com a que encontramos aqui, não? Realmente a sombra começa a criar-se ao nível dos ombros... mas não sobe. Pode estar relacionado com o facto de haver um canto onde a sombra se tivesse escurecido? Duas paredes a projetar a mesma sombra tornam-na mais escura, mas não vejo uma explicação para estar esbatida.

Peço desculpa se estou a ser teimosa com este assunto e se me contradisse consequentemente acima. Posso simplesmente ser muito tapada. Mas sinceramente não sei, estou muito confusa.
Se quiser tento tirar uma foto a imitar a posição a ver ser consigo criar o mesmo efeito que aparece no frame 2. Ainda tenho a câmara e o lugar permanece igual.  :)

Já vi as fotos e parece-me apenas a sombra da tua cabeça. Mas vamos esperar outras opiniões.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Tem em atenção também que a camara não tem qualidade (parece ter sido um telemóvel ou um portátil com uma camara fraca, daí tanta granulação e o fato de a saturação de cores ser horrível, sendo que não consegue gerar gradientes na coloração correta) e quem está a tirar as fotos esta em constante movimento, de certo modo à roda da pessoa na foto.

Citação de: Akira em Novembro 27, 2016, 13:58:26
Realmente as coisas estão mais claras agora. Obrigada.
Mas ainda há algo que não bate certo para mim... a direção da sombra no frame 2...
Visto que a luz vem de cima, a sobra não devia a começar a vir a cabeça e não dos ombros? Criando uma diagonal decrescente e não crescente?

Pelo que vejo em termos de fonte de luz não é bem assim.
Olhe na Frame 1, onde a luz incide diretamente nas cortinas e na própria pessoa, no braço direito e na camisa, consegue-se por aí determinar o que esta diretamente exposto à luz e o que a bloqueia (devido ao angulo gerado pela posição corporal.

Citação de: Akira em Novembro 27, 2016, 13:58:26

Normalmente a sombra iria tomar a forma do corpo mas está muito esbatida no frame 2 (o mesmo já não posso dizer do frame 3, pois a forma já se assemelha mais). Mas mesmo assim a sombra do frame 3 projeta-se como se a cabeça estivesse mesmo ou quase encostada à parede e não estava.
E porque é que a sombra estava tão preta relativamente ao resto do cenário?
no frame 2. Ainda tenho a câmara e o lugar permanece igual.  :)

Como referi, a qualidade da camara afeta muito tudo o resto. Da para ver que a lente por vezes capta luz em quantidades diferentes (embora o ponto de luz seja o mesmo) e isso afeta a maneira como a imagem que vemos é composta.

Citação de: Akira em Novembro 27, 2016, 13:58:26
Olhe esta foto que tirei uns anos depois com a mesma câmara no mesmo lugar. A sombra está menos esbatida, com a forma do meu corpo e da cor que devia. Há um lapso entre a sombra da parede e o braço, ou seja, não parece que se esteja a passar à frente do braço e diretamente para a parede. E antes que diga, eu sei que estou mais chegada à frente e que a posição não é a mesma. Mas a sombra devia ser minimamente parecida com a que encontramos aqui, não?

Em resposta: não, não deveria ser parecida. Uma vez mais, a qualidade da camara e o fato da iluminação "absorvida" pela lente ser diferente devido a ser outro angulo e outra luminosidade ambiente (dia e hora diferentes). O jogo de sombras é sempre gerado mediante a luz absorvida (ambiente + artificial), e a palete de cores captadas no enquadramento. Uma camara de qualidade irá captar saturações, tonalidades, e tudo o mais realisticamente possível, enquanto que lentes mais fracas estarão sujeitas às suas limitações e afetaram a composição da imagem captada.
E a sombra não esta esbatida, como expliquei anteriormente a parte escura é a sombra da cabeça (parte densa) e a parte clara ao redor é  assombra dos cabelos (por onde passa alguma luz).

Todos estes defeitos de lente e iluminação aplicam-se em tudo o resto. Basta olhar para a composição de cor, saturação, luminosidade e tudo o mais nas roupas, cabelos e pele da pessoa na foto para ver que também aí, esses defeitos ocorrem só que passam mais despercebidos porque o tema da foto seria o vulto (sombra na parede) e então a mente das pessoas acaba por nem olhar para o que está à vista.

Na próxima "investigaçao" que fizer para não ter esse tipo de anormalidades nas imagens, não use webcams de todo e não use telemóveis (exceto se a camara destes for de pelo menos 10 Mega pixéis). Tirar as fotos sempre de um único ponto fixo também é o ideal mas não crucial, se usar uma camara fotográfica normal (estas já podem ser de 4 Mega pixéis).

Somos seres ainda muito limitados, mas vivemos erroneamente convencidos de que a "verdade" que conhecemos é a realidade que nos rodeia.

Citação de: Akira em Novembro 27, 2016, 13:58:26
Realmente as coisas estão mais claras agora. Obrigada.
Mas ainda há algo que não bate certo para mim... a direção da sombra no frame 2...
Visto que a luz vem de cima, a sobra não devia a começar a vir a cabeça e não dos ombros? Criando uma diagonal decrescente e não crescente?
Normalmente a sombra iria tomar a forma do corpo mas está muito esbatida no frame 2 (o mesmo já não posso dizer do frame 3, pois a forma já se assemelha mais). Mas mesmo assim a sombra do frame 3 projeta-se como se a cabeça estivesse mesmo ou quase encostada à parede e não estava.
E porque é que a sombra estava tão preta relativamente ao resto do cenário?



Olhe esta foto que tirei uns anos depois com a mesma câmara no mesmo lugar. A sombra está menos esbatida, com a forma do meu corpo e da cor que devia. Há um lapso entre a sombra da parede e o braço, ou seja, não parece que se esteja a passar à frente do braço e diretamente para a parede. E antes que diga, eu sei que estou mais chegada à frente e que a posição não é a mesma. Mas a sombra devia ser minimamente parecida com a que encontramos aqui, não? Realmente a sombra começa a criar-se ao nível dos ombros... mas não sobe. Pode estar relacionado com o facto de haver um canto onde a sombra se tivesse escurecido? Duas paredes a projetar a mesma sombra tornam-na mais escura, mas não vejo uma explicação para estar esbatida.

Peço desculpa se estou a ser teimosa com este assunto e se me contradisse consequentemente acima. Posso simplesmente ser muito tapada. Mas sinceramente não sei, estou muito confusa.
Se quiser tento tirar uma foto a imitar a posição a ver ser consigo criar o mesmo efeito que aparece no frame 2. Ainda tenho a câmara e o lugar permanece igual.  :)

Para te explicar tudo isso como deve ser precisamos da matemática em que teriamos de saber a altura da tua cabeça do chão, a distância da parede, o ângulo criado entre ti e a parede, e a posição do ou dos focus de luz.

A sombra pode variar muito consoante estes fatores. A câmara, como disse o Marioshy, é fundamental ter uma boa pixalização, mas, mais importante que isso, ter uma objectiva que consiga captar muita luz. Isso ajudará também a perceber a foto.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Vocês não perceberam ainda que a sombra depende do ângulo de que se tira a foto??

Isto não passa de uma sombra, mas a miúda continua a achar que é um fantasma.

Isto nem com um vulto se parece.

Citação de: Mayya em Novembro 29, 2016, 13:40:49
Vocês não perceberam ainda que a sombra depende do ângulo de que se tira a foto??

Isto não passa de uma sombra, mas a miúda continua a achar que é um fantasma.

Isto nem com um vulto se parece.

Não precisas de agir de uma maneira tão agressiva.
Sim achei que era um ''fantasma'', se lhe queres chamar isso, porque das tantas fotos que tirei nesse dia só estas duas em particular é que tinham a sombra. E acho que tenho o direito de acreditar no que quiser, porque para ti pode não se parecer com um vulto (se é que já viste algum para afirmares isso), mas para mim também não se parece nada com uma sombra, pelo menos uma normal.
E se o meu post te irrita tanto então não sei porque é que ainda o frequentas.
Um beijo.  :-*

Citação de: Akira em Dezembro 01, 2016, 20:06:58
E acho que tenho o direito de acreditar no que quiser, porque para ti pode não se parecer com um vulto (se é que já viste algum para afirmares isso), mas para mim também não se parece nada com uma sombra, pelo menos uma normal.

Yup nem mais.

Depois de todas as explicações e de todos os detalhes técnicos a explicar o porquê da imagem estar assim, és livre de acreditar no que quiseres, mas no final tudo se resume à câmara utilizada, cujo sensor de luz parece ser bastante limitado.

E seguindo a tua "determinação", e sempre olhando para as imagens disponibilizadas também eu me recuso a acreditar:

- Que exista tanto pó no ar, ao ponto de criar tamanha granulação;
- Que as cores de tudo nas imagens sejam realmente aquelas;
- Que os contrastes de tudo nas imagens sejam realmente aquelas;

(tudo defeitos na imagem derivados de um fraco sensor de luz, cujas imperfeições se agravam dependendo da luminosidade ambiente)

Somos seres ainda muito limitados, mas vivemos erroneamente convencidos de que a "verdade" que conhecemos é a realidade que nos rodeia.

Citação de: Akira em Dezembro 01, 2016, 20:06:58
Citação de: Mayya em Novembro 29, 2016, 13:40:49
Vocês não perceberam ainda que a sombra depende do ângulo de que se tira a foto??

Isto não passa de uma sombra, mas a miúda continua a achar que é um fantasma.

Isto nem com um vulto se parece.

Não precisas de agir de uma maneira tão agressiva.
Sim achei que era um ''fantasma'', se lhe queres chamar isso, porque das tantas fotos que tirei nesse dia só estas duas em particular é que tinham a sombra. E acho que tenho o direito de acreditar no que quiser, porque para ti pode não se parecer com um vulto (se é que já viste algum para afirmares isso), mas para mim também não se parece nada com uma sombra, pelo menos uma normal.
E se o meu post te irrita tanto então não sei porque é que ainda o frequentas.
Um beijo.  :-*

Querida Akira,

Vi muito mais que vultos.

Queres ver coisas á força, mas infelizmente não foi desta que viste um fantasma.

:P

Citação de: Mayya em Dezembro 07, 2016, 12:49:42
Citação de: Akira em Dezembro 01, 2016, 20:06:58
Citação de: Mayya em Novembro 29, 2016, 13:40:49
Vocês não perceberam ainda que a sombra depende do ângulo de que se tira a foto??

Isto não passa de uma sombra, mas a miúda continua a achar que é um fantasma.

Isto nem com um vulto se parece.

Não precisas de agir de uma maneira tão agressiva.
Sim achei que era um ''fantasma'', se lhe queres chamar isso, porque das tantas fotos que tirei nesse dia só estas duas em particular é que tinham a sombra. E acho que tenho o direito de acreditar no que quiser, porque para ti pode não se parecer com um vulto (se é que já viste algum para afirmares isso), mas para mim também não se parece nada com uma sombra, pelo menos uma normal.
E se o meu post te irrita tanto então não sei porque é que ainda o frequentas.
Um beijo.  :-*

Querida Akira,

Vi muito mais que vultos.

Queres ver coisas á força, mas infelizmente não foi desta que viste um fantasma.

:P

A única coisa forçada neste post é a tua presença. Porque realmente não percebo porque é que me atacas dessa maneira.
Eu e o marioshy estamos a discutir amigavelmente isto. Cada um a defender as suas ideias. E a única coisa que te vejo fazer é mandar bocas e afirmar coisas sem fundamento nenhum. És livre de comentares o que quiseres mas se queres comentar algo aqui, comenta algo útil.
Talvez focaste-te tanto a ver ''mais que vultos'' que te esqueceste de ser bem educada e das boas maneiras.
Tudo o que quero dizer é que não acho que seja uma sombra, mas não quer dizer que quero que seja um ''fantasma''. Eu sei, por conhecimento do espaço onde a foto foi tirada, que a sombra não se ia projetar daquela maneira nem naquele lugar. Pode ser gordura na lente, pode ser uma mosca até podia ser defeito da câmara! Mas sei que não é uma sombra.
Percebes agora? NINGUÉM está a afirmar que é um fantasma ou um vulto. Simplesmente ACHEI ser um.
Ages de uma maneira tão agressiva que até parece que te sentes ameaçada ou intimidada com este post!  :D

Nem ameaçada, muito menos intimidada, simplesmente no outro fórum este assunto foi falado e vimos que não era nada. Voltaste á carga com a mesma pergunta e a mesma foto não sei com que finalidade.

Nada mais do que a sombra da tua cabeça ou do teu ombro, dependendo do ângulo que a foto foi tirada.
Paz Profunda.
Deus é o Todo, conhecido e desconhecido, finito e infinito.
Nós fazemos parte deste Todo que é Deus.
Nós somos as partículas que formam este Todo que é Deus.
Nós jamais existiríamos sem este Todo que é Deus.
Mas também este Todo que é Deus.
Jamais existiria sem hum de nós.
Khrios.

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Citação de: Mr.MorningStar em Dezembro 14, 2016, 09:48:24
Pessoal, vamos nos manter civilizados.

Tem razão peço desculpa. Foi bruto da minha parte a minha última resposta.
Vou tentar ser menos agressiva daqui em diante.

Citação de: Mayya em Dezembro 11, 2016, 20:56:56
Nem ameaçada, muito menos intimidada, simplesmente no outro fórum este assunto foi falado e vimos que não era nada. Voltaste á carga com a mesma pergunta e a mesma foto não sei com que finalidade.

Voltei a postar pelas seguintes razões:
1- Da primeira vez que postei estas fotos, muitas pessoas tiraram conclusões sem ligarem aos meus argumentos. Basicamente ninguém me dava ouvidos.
2- Muitas pessoas acusaram-me de manipular as fotos com photoshop só para ter atenção. Vim aqui limpar o meu nome.
3- Queria ver se haviam opiniões diferentes depois de deixar os meus argumentos claros onde todos os podiam ver.

Apesar de saber que não é uma sombra, a maneira como me ouviram, deram as suas opiniões e as fundamentaram, deixa-me bastante satisfeita, pois foi algo que não aconteceu anteriormente. Isso para mim já é uma vitória.
Também acho que tenho as minhas dúvidas com razão. Porque, vão desculpar-me a ignorância, mas, não sabia que uma sombra se podia projetar assim.
Por muito que me digam que aquilo é uma sombra, peço desculpa mas não o vejo.
Posso simplesmente ser muito tapada  :-[ já não era a primeira vez.  :D

Bem eu acho que o melhor se tentares captar algo paranormal é usar uma câmara com flash .

Há uns tempos atrás eu falava muito com uma pessoa e havia muitas sombras e algumas um pouco estranhas , mas no final não era nada paranormal era mesmo a webcam a maneira como captava algumas partes com luz e sem luz .

Uma coisa que sei é que as Webcams são muito sensíveis a energia , e quando elas captam picos fortes de energia vês uma parte da imagem perfeita com boa qualidade  e outra parte completamente aos quadradinhos toda confusa como se houvesse algo a interferir apenas numa zona da fotografia ou até mesmo video .

Citação de: Sinister em Dezembro 25, 2016, 16:39:23
Bem eu acho que o melhor se tentares captar algo paranormal é usar uma câmara com flash .

Há uns tempos atrás eu falava muito com uma pessoa e havia muitas sombras e algumas um pouco estranhas , mas no final não era nada paranormal era mesmo a webcam a maneira como captava algumas partes com luz e sem luz .

Uma coisa que sei é que as Webcams são muito sensíveis a energia , e quando elas captam picos fortes de energia vês uma parte da imagem perfeita com boa qualidade  e outra parte completamente aos quadradinhos toda confusa como se houvesse algo a interferir apenas numa zona da fotografia ou até mesmo video .

Mas eu não estava a tentar captar nada  ???
Eram só umas "fotinhas" para passar tempo.  :)
E por acaso não sabia desse facto sobre as webcams.  :-\ Obrigada!