Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.512
Total de tópicos
2.882
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um baralho completo de Tarot é constituído por 78 cartas, sendo estas 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

Existem dois tipos fundamentais de baralhos, os clássicos e os modernos, entre ambos existem pequenas diferenças quer na sua estrutura como na sua interpretação, cada um deve escolher aquele com que mais se identifica. A maior diferença visível é que nos clássicos, os arcanos menores não são ilustrados com personagens e cenas, apenas com a simbologia dos naipes. Na sua estrutura a carta nº 8 é a Justiça e a carta nº11 a Força, ao contrário na linha moderna; a carta nº 2 nos clássicos é designada por "Papisa" enquanto nos modernos por "Sacerdotisa"; a carta nº5 nos clássicos é o "Papa", nos modernos "O Hierofante".

A nível de interpretação, na minha visão os clássicos estão mais vocacionados para uma vertente divinatória e representam uma tendência mais cultural e religiosa instituída na sua época (Renascentista), embora o significado das cartas seja idêntico as técnicas interpretativas podem ter outras nuances. Por outro lado os baralhos que seguem a linha moderna, sugerem uma visão ocultista, mostram-se mais despreconceituosos e a meu ver melhor adaptados á realidade social actual.

Na vertente clássica o seu representante mais comum é o Tarot de Marselha e inspirados no mesmo, nos modernos, incluem-se o Tarot Rider Waite, seus clones e o Tarot de Thoth (com algumas diferenças dos anteriores).
Dentro dos baralhos modernos, podemos encontrar diversas classificações de acordo com a inspiração do autor e da iconografia das suas cartas:

Tarot transcultural ou étnico " A partir do significado de cada arcano, o autor procura em determinada mitologia ou fábula um significado análogo ao original. Como exemplo o arcano Mago pode surgir como o mito grego de Hermes, ou o Deus Egípcio Osíris. Exemplos:  Kier Tarot(1970), Native American Tarot (1982), Tarot Mitológico (1988),Tarot dos Orixás (1992).

Tarot de Ficção " Baseados em histórias de ficção, a sua utilização implica o conhecimento profundo da obra e a sua ilustração representa cenas do filme ou livro respectivo que remetem ao atributo de cada arcano. Exemplos: Lord of the Rings Tarot (1996), Tarot of the Elves (2007).

Tarot Surrealistas " Caracterizam-se pela livre criação artística dentro do contexto de significação atribuído a cada arcano. Requerem o conhecimento prévio da estrutura clássica ou moderna para compreensão dos símbolos representados, sendo os menos recomendados para iniciantes. Alguns exemplo: Tantric Tarot (1976), Tarot Universal Dali (1984), The Enchanted Tarot (1990), Osho-Zen Tarot (1994).

Posto isto a sua escolha deve ser baseada no seu gosto, estética e envolvimento pessoal com determinada visão do universo. Para iniciantes recomendaria o Marselha numa perspectiva clássica, um Rider Waite ou algum dos seus clones (Gilded Tarot, Tarot of dreams, Tarot Iluminatti, etc) numa linha mais moderna.

Podem sempre adquirir vários baralhos, atribuindo a cada um deles uma função específica de acordo com a forma como os sentem. Um para leituras pessoais e autoconhecimento, outro para leitura ao público, o baralho de estudo ou o das festas de amigos. Muitos deles são fantásticas obras de arte que vale a pena adquirir e aguardar o momento certo para lhes dar uma utilização.

Obrigada Pucca, muito interessante esse tópico, deu para organizar as ideias  ;)

Eu identifico-me mais com a linha moderna, gosto das cartas todas ilustradas e não com naipes.

Vou pesquisar o tarot mitológico e os tarots surrealistas, pode ser que me inspire  ;D (e costumam inspirar bastante os baralhos)
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Saphira, procura também baralhos de Ciro Marchetti e de Lo Scarabeo. Faz uma busca no Google. Acho que vais adorar, são os baralhos que uso.

:)

Tive alguma dificuldade a encontrar o baralho mitológico e os baralhos surrealistas e os que encontrei nem gostei muito…

Quanto a esses dois, gostei deles  :) mas segundo os meus gostos, tirava-lhes alguma cor, penso que têm demasiada e gostava que tivessem mais carga dramática e menos ingenuidade

Encontrei estes dois e gostei, mas não consegui descobrir o nome  ???



"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Olha um surrealista, chama-se "Fountain tarot", o outro é o Tarot de Thoth. Há milhares, todos com os seus toques artísticos.

olá saphira, costumas escolher os tarots por tipo de energia? comprei um de wicca e tem um tipo de energia diferente por exemplo de um de doreen virtue. consegues explicar ou sabes a razão da diferença?

Esses não gostei muito Pucca…  ???

Manuel, não sei a razão da diferença . Queres explicar? Mas a meu ver tudo tem a sua própria energia em sintonia connosco próprios.
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

olá saphira, perguntei porque queria saber se existe algum tarot de proteccao energética de energias mais densas etc, o proteccao psiquica, limpeza do ambiente. tenho vários tarots com energias diferentes. alguem sabe a razao do tarot iluminatti ser mais caro que os tarots normais e qual a função? abraço e obrigado

Manuel 36, não acho o Iluminatti mais caros que os outros, pelo menos onde os adquiro, deves ter atenção ao tamanho e qualidade das cartas.

Cada baralho de Tarot tem a energia que tu lhe imprimires, não vejo que haja baralhos com funções pré-determinadas. Essas utilizações que referes podem-se fazer mas com mandalas e cartas especificas (não baralho) que se associem á função que pretendes. Por exemplo para uma protecção podes usar o mago com o Imperador; Para limpeza de ambiente a Imperatriz com o Sol, etc.

bom dia pucca, encontrei o iluminatti na fnac e achei caro comparado com o que costumo comprar noutros locais. abraço

Pessoalmente, como estou em aprendizagem prefiro baralhos com desenhos simples. Mais tarde, quando estiver mais familiarizada, poderei escolher um mais artístico. ;)
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Sky
Eu ando à procura para iniciar, mas na net não dá para sentir grandes energias, é que aqui perto não há lojas esotéricas  :'(

Citação de: Saphira em Janeiro 27, 2017, 19:04:50
Esses não gostei muito Pucca…  ???


Olá Saphira, vê se gostas deste:

The Labyrinth Tarot de Luis Royo