Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.505
Total de tópicos
2.877
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho assistido por aqui alguma confusão com a noção de ocultismo.

Da palavra em latim occultus: "clandestino, escondido, secreto") é "o conhecimento do oculto". No uso comum da língua inglesa, oculto refere-se ao "conhecimento do paranormal", em oposição ao "conhecimento do mensurável" geralmente referido como ciência. O termo é por vezes entendido como conhecimento do que "destina-se apenas a certas pessoas" ou que "deve ser mantido escondido", mas para a maioria dos praticantes ocultistas é simplesmente o estudo de uma realidade espiritual mais profunda que se estende além da razão pura e das ciências físicas.

As suas origens estão no Hermetismo do antigo Egipto e envolve conhecimentos de Cabala, Magia e Alquimia. as tradições relacionadas com o ocultismo são mantidas por diversas sociedades e fraternidades secretas ou abertas, cuja admissão ocorre por meio de uma iniciação, que é um ritual de aceitação. Esse ritual tem como fundamento uma suposta nova vida que a pessoa deverá alcançar com a iniciação, ela morre simbolicamente e renasce para a vida que passará a ter.

Vejo a sua associação geralmente feita a demonologia e práticas mais obscuras de magia negra, mas não é apenas isso, sendo este apenas uma das vertentes do Ocultismo. Como em tudo, tens os dois polos, o positivo e o negativo, tanto a magia branca, como a negra, todo o conhecimento gnóstico, etc. Tudo o que passa ao lado da sabedoria popular e oficialmente aceite pode ser incluída no ocultismo. O Tarot, a cartomancia, a astrologia, todos os rituais pagãos podem ser incluídos dentro do Ocultismo e suas práticas.

Os ocultistas mais famosos da era moderna são: Helena Petrovna Blavatsky, Eliphas Levi, S. L. MacGregor Mathers, William Wynn Westcott, Papus, Aleister Crowley,Charles Webster Leadbeater, Annie Besant, Dion Fortune, Alice Bailey, entre outros.

Em parte, eu concordo com Crowley, quando diz que o homem é Deus. :-X
Monstros nascem nas trevas da ignorância, e morrem na luz do conhecimento.