Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.646
Total de mensagens
13.505
Total de tópicos
2.877
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Acontece a muitos praticantes de Reiki, durante o seu percurso, estarem uns tempos longe desta terapia. Nalguns casos, o afastamento pode até durar anos. A boa notícia é que podem voltar à prática a qualquer momento. O Reiki continua lá. Só precisa de ser “acordado”.

Porque o Reiki é aquilo que o praticante desejar e permitir que seja, é possível que, em determinado momento da vida, a sua prática possa ser atenuada ou até interrompida por completo. Tal pode acontecer por diversos motivos, na maior parte quase sempre relacionados com a predisposição da pessoa para continuar a praticar. Por vezes, alguns aspetos da rotina do praticante foram alterados, tornando difícil encontrar aquele tempo livre de que antes dispunha para o auto-tratamento. Por exemplo, quando nasce um filho pode ser complicado integrar a prática diária com as novas e exigentes tarefas. Pode também acontecer que uma alteração no círculo de amigos tenha motivado uma mudança nas atividades diárias e até, eventualmente, na forma de se pensar e estar no mundo. Outras pessoas descobrem outras ferramentas de autoconhecimento que, no momento, as preenchem de forma mais adequada e melhor respondem às suas necessidades.
Outro motivo que também pode estar na origem da interrupção é o Reiki mostrar ao praticante as suas zonas de sombra, isto é, aquelas áreas do seu Ser que devem ser trabalhadas no sentido de se progredir e elevar a consciência em sintonia com os Cinco Princípios. Por vezes, acontece que o praticante não se sente ainda preparado para integrar mudanças a esse nível na sua vida e acaba por se afastar do Reiki.
 
Ainda assim, são muitos os praticantes que ao fim de algum tempo acabam por querer voltar. E nessa altura as dúvidas que surgem são muitas:
" Ainda estarei iniciado ou o Reiki “perdeu-se”?
" Como é que volto a praticar?
" Ainda serei capaz de voltar a sentir?
 
Desde logo, importa esclarecer que uma vez iniciado em Reiki, nunca ninguém deixa de o ser. A pessoa ainda é canal de energia vital universal. Mas precisa de voltar a praticar para que o Reiki flua pelos canais energéticos, desbloqueando-os, limpando-os das impurezas acumuladas durante a pausa.
Considero que a melhor forma de voltar ao Reiki é… praticando Reiki. De forma simples e completamente despretensiosa. Começando por pequenos passos, um de cada vez. E sim, será capaz de voltar a sentir. Poderá até acontecer que, agora, sinta mais ou de maneira diferente. Porque, de alguma forma, o praticante cresceu entretanto. No período em que esteve afastado do Reiki teve outras experiências de vida que, eventualmente, podem até ajudá-lo agora a compreender melhor o Reiki e a senti-lo mais forte, sem bloqueios provenientes da razão ou da mente.
 
Voltar a meditar
Mas ainda antes de regressar ao Reiki, é altura de voltar a ouvir a voz interior, de retomar hábitos de introspeção e de apaziguamento. Por exemplo através da meditação.
Para que o regresso não seja brusco (e de difícil cumprimento), é melhor começar a meditar por períodos curtos, de 5 a 10 minutos, numa altura do dia que seja mais favorável e num espaço calmo, sem solicitações exteriores. Pode ajudar tentar meditar em questões como estas que aqui ficam em jeito de sugestão, escrevendo no final, numa folha de papel, as respostas encontradas:
" Que objetivos pretendo atingir com o regresso ao Reiki?
" O que quero para mim próprio?
" Por que razão interrompi o meu caminho com o Reiki?
" Espero que o Reiki me dê soluções imediatas para os problemas da minha vida?
 
Voltar a praticar
Quando tiver as respostas às questões sugeridas, permita-se voltar a praticar Reiki, sem nenhum tipo de expectativas. O que vier será com certeza bom, será energia vital universal. Assim:
" Experimente ligar-se ao Reiki sem preconceitos, sem uma ideia prévia daquilo que deverá sentir. Não se apegue aos pensamentos nem às sensações, limite-se apenas a ligar-se ao Reiki como fazia antes. Caso não se lembre de como fazia, pode proceder da seguinte forma:
" Coloque-se em posição Gassho (as duas mãos juntas com os polegares a tocar o chacra cardíaco), concentre-se na energia Reiki no topo da sua cabeça (chacra da coroa);
" Visualize a energia a entrar pelo topo da sua cabeça;
" Com a inspiração traga o Reiki até ao coração;
" Leve a energia do coração para as mãos;
" Deixe-se estar assim durante pelo menos 5 minutos, deixando a energia fluir do topo da cabeça para o coração e depois para as mãos.
 
21 dias de auto-tratamento
Quando voltar a sentir-se à vontade nesta prática, pondere a hipótese de fazer um ciclo de 21 dias de auto-tratamento, à semelhança do que fez quando foi iniciado. Verá que, no final, estará de novo no caminho do Reiki. Ajudará também se incluir no auto-tratamento uma meditação com os Cinco Princípios, como forma de integrar novamente a filosofia de vida do Reiki no dia dia a dia.
Acima de tudo, lembre-se de praticar com simplicidade, sem expectativas nem ideias pré-concebidas. O mais provável é que o Reiki o surpreenda de repente, mostrando-lhe que, afinal, esteve sempre ali, à espera de ser novamente “acordado”.

Fonte: beyoureiki.com
"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."
Alan Kay

Olá

Obrigada por esta partilha.
Conheço pessoas que não aplicaram durante muito tempo e, quando voltaram a praticar, sentiram uma leveza interior muito grande.
Bênçãos
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Não tens de quê, Athena.
Já passei pela situação de durante algum tempo não sentir vontade em praticar reiki mas quando voltei a praticar, trabalhei ao máximo para evoluir. Nunca ouvi falar de quem se sentiu muito bem após ter passado muito tempo sem praticar mas já conheci uma pessoa que tinha o nível 2 e que não praticava há bastante tampo. Disse-me com orgulho que tinha esse nível e que estava interessada em ir a uma partilha de reiki. Neste caso não considero seguro ir a uma partilha de reiki canalizar para alguém. Apenas receber. É o mesmo que um ciclista ter deixado de praticar o desporto há anos e depois querer andar longas distâncias sem qualquer tipo de preparação. Decerto não terá um bom resultado, sobretudo se engodou bastante e adoptou um estilo de vida sedentário. Apesar de não precisarmos de fazer exames para adquirir um novo nível de reiki, a prática requer trabalho. Contudo, tenho observado que os níveis têm disso encarados de ânimo leve e o diploma e orgulho de subir de nível é o que tem interessado a alguns. Não sou contra cada um fazer o que a sua liberdade permite mas é uma pena que o reiki não esteja muitas vezes a ser levado a sério. Por isso não me surpreende que os cursos do Mestre Usui fossem muito mais caros que no ocidente. Só quem estava preparado e realmente levava o reiki a sério é que evoluía em termos de nível e de aprendizagem.
"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."
Alan Kay

Adorei o tópico,
Estou a voltar a praticar Reiki, já  falei do meu caso, mas voltar ao Reiki (e como disses-te), eu sou um exemplo de quem quis voltar da maneira errada. Queria fazer os 21 dias completos e apercebi-me que não me sentia bem, meditar e fazer-nos essas perguntas ajuda muito, aconselho até aos que não são Reikianos, tentem meditar 3 min apenas com uma questão. A mim mesma sabendo que amo Reiki, ajudou-me a compreender algumas coisas que não  estavam bem e tranquilidade para as resolver.
Aos que são Reikianos que querem voltar a praticar lembrem-se disso "Uma vez Reikiano, Reikiano para sempre."  :)
"A Paz vem de dentro.
Não a procures à tua volta."
                                    - Buda -