Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.640
Total de mensagens
13.467
Total de tópicos
2.844
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde,
aqui vai uma explicação do que são os Mentores Espirituais.


O Mentor ou Guia Espiritual

Diferente do que muitos pensam o Mentor ou Guia Espiritual é, na maior parte das vezes, um espírito ainda em evolução, ou seja, imperfeito, mas que já alcançou um grau de pureza maior que seu pupilo, sendo por isso capaz de auxiliá-lo no caminho espiritual da atual encarnação. Isso não desmerece o seu trabalho, muito pelo contrário, já que deixa de utilizar se tempo livre para a própria evolução e o dedica a outro espírito.

Mentores e Mestres

Um mentor não é igual a um Mestre, os Mestres não precisam mais encarnar, são perfeitos e possuem um grau de evolução muito superior aos mentores.
Alguns médiuns podem entrar em contato com os Mestres, que estão sempre dispostos a ajudar, bastando para isso elevar sua vibração. Esse contato é realizado, na maior parte das vezes, no plano mental, porque é muito sacrificante para um Mestre aparecer em corpo astral. Os médiuns não devem ficar preocupados ou com a mente fixa em entrar em contato com os Mestres, se um dia isso for permitido então acontecerá.

A Tarefa do Mentor

O mentor é um espírito que se comprometeu com o trabalho espiritual do médium, dedicando parte do seu tempo para preparar o médium para sua tarefa, trabalhar ao seu lado e fazer o possível para protegê-lo do contato com as energias degradantes do astral inferior. Abaixo segue um trecho do livro Missionários da Luz " Chico Xavier, que fala um pouco sobre a tarefa dos mentores:

"Este irmão não é um simples aparelho. É um Espírito que deve ser tão livre quanto o nosso e que, a fim de se prestar ao intercâmbio desejado, precisa renunciar a si mesmo, com abnegação e humildade, primeiros fatores na obtenção de acesso à permuta com as regiões mais elevadas. Necessita calar, para que outros falem; dar de si próprio, para que outros recebam. Em suma, deve servir de ponte, onde se encontrem interesses diferentes. Sem essa compreensão consciente do espírito de serviço, não poderia atender aos propósitos edificantes. Naturalmente, ele é responsável pela manutenção dos recursos interiores, tais como a tolerância, a humildade, a disposição fraterna, a paciência e o amor cristão; todavia, precisamos cooperar no sentido de manter-lhe os estímulos de natureza exterior, porque se o companheiro não tem pão, nem paz relativa, se lhe falta assistência nas aquisições mais simples, não poderemos exigir-lhe a colaboração, redundante em sacrifício. Nossas responsabilidades, portanto, estão conjugadas nos mínimos detalhes da tarefa a cumprir."

Podemos ter o envolvimento de outros espíritos (mentores, instrutores, auxiliares, médicos, etc) na tarefa executada pelo médium, tudo depende da sua missão, do objetivo que a espiritualidade maior traçou para sua atual encarnação...
Existem casos em que mais de um mentor está ligado ao médium, embora todos façam parte da mesma equipe e exista uma hierarquia, onde o chefe é o espírito mais puro e experiente.
O mentor então dedica parte do seu tempo para desde pequeno preparar o seu pupilo para o trabalho mediúnico. Não é incomum o médium lembrar vagamente de alguns ensinamentos recebidos durante o sono, mesmo quando criança.

Aproximação e Afastamento do Mentor

Conforme o médium vai se aproximando da idade chave para início da sua tarefa espiritual o mentor atua de forma mais intensa, buscando levar o seu tutelado para uma casa onde ele possa receber os ensinamentos que serão à base de seu trabalho.
Como falamos em um tópico anterior o chamado do mentor é suave, se o médium se recusa a iniciar sua tarefa então ele se afasta para retornar no caso do médium desejar sinceramente iniciar seu trabalho espiritual. Sob o ponto de vista espiritual podemos traduzir isso como um afastamento vibratório, ou seja, o médium não consegue sintonizar na faixa vibratória do mentor, isso acontece pelo tipo de vida física, emocional e mental que ele leva.
O mentor então não tem outra opção além de se afastar para se aproximarem os que se afinizam com o grau vibratório do médium, os obsessores.
O afastamento do mentor por “quebra” de compromisso por parte do médium abre a janela que ele possui para o mundo espiritual, deixando-a desguarnecida, o caminho fica livre para a obsessão e vampirismo de espíritos do astral inferior. Copio abaixo um trecho do livro Dr. Fritz, o Médico e sua Missão:

"Por que muitas vezes os mentores se afastam?
Os mentores não se afastam. Os médiuns é que se afastam do trabalho, geralmente por conveniências materiais, ambição, vaidade, irresponsabilidade e acomodação. Muitos são até aliciados pelas futilidades do plano físico, falta de vontade e preguiça de estudar."´


Se o médium não procurar ajuda, a obsessão e vampirismo acabarão se tornando possessão, ficando cada vez mais difícil afastar o(s) obsessor(es).
O mentor acompanha o médium mais de perto, contudo, dependendo do trabalho que será exercido, outros espíritos podem fazer parte do grupo que o auxilia. Se um médium se vincula a um centro espírita ou templo de umbanda ele também recebe a proteção e auxílio da equipe espiritual da casa.

Substituição do Mentor
O Mentor pode ser substituído durante o trabalho do médium, por vários motivos, entre eles podemos citar:

•  Necessidade do mentor encarnar.
•  O Mentor receberá uma nova incumbência espiritual e suas responsabilidades não permitirão o apoio necessário ao médium.
•  O Médium pode receber novas responsabilidades espirituais, como por exemplo se tornar responsável pelo centro.
• O Médium desperdiça as várias oportunidades de seguir o caminho espiritual, nesse caso o mentor pode receber novas responsabilidades e o médium recebe um novo mentor, que nesse caso se chama Obsessor.

Cordialmente
NINFAMAR

Ora boas amigos

Estão ver o que faz quando se estuda...
Temos uma ideia lúcida sobre uma questão ou pelo menos temos a ideia base, racional sobre uma questão.
Não custa nada só é necessário procurar bem e ler ainda melhor com o raciocino objectivo, juntando A ciência, filosofia e a religião... Simples. :)

Alguma coisa estamos por aqui.

Espírito

Exactamente Espírito,
estamos aqui para tirar o véu sobre este tema, para acabar com os medos que possam existir.
Nós já passamos por isso.
Eu sou uma médium em evolução continua, estou disposta a trocar conhecimento por mais conhecimento.
Participem não se escondam.

Cordialmente
NINFAMAR

Mas todos têm um mentor/guia espiritual, mesmo que não sejam médiuns, certo?
Qual a função dele, nesse caso e como podemos estar em sintonia com o nosso guia?

Bom dia,
para começar todos os seres humanos são médiuns, só que uns estão mais desenvolvidos do que os outros.

Os nosso guias espirituais/ mentores quase todos são almas humanas que, em um longo ciclo de encarnações, sempre estiveram em busca de conhecimento e o utilizaram em prol do bem da humanidade.
Com isso, evoluíram e adquiriram sabedoria e merecimento perante Deus e outros mestres. Guias espirituais atuam de forma sutil, nos sugerindo boas intenções, pensamentos e atitudes, sempre voltados para o exercício da bondade e da virtude. Não ficam alheios a nossos sofrimentos e sempre escutam nossas preces em busca de soluções, trazendo inspiração e esperança para os momentos de aflição.
Os guias espirituais jamais interferem em nosso livre-arbítrio e evitam permanecer conosco o tempo todo para não atrapalhar nossa evolução anímica.
A presença deles em nosso quotidiano atesta a imortalidade da alma. Tudo que fazemos em vida tem uma razão de ser e nenhum de nossos esforços acontecem em vão, pois estamos sempre, mesmo que inconscientemente, construindo nosso caminho de aprimoramento, desenvolvimento e crescimento.

Para entrar em contato com seu espírito guia você precisa sentar-se em silêncio, sem distrações, relaxado, com a mente serena e focada.

Isso pode ser feito antes de dormir.

Não é necessário falar alto. Espíritos guias geralmente usam a telepatia para se comunicar, quando eles entram em sintonia com a vibração dos seus pensamentos.

Mentalmente diga olá. Espere por uma resposta ou saudação, mas não espere que isso ocorra imediatamente.

É algo que necessita treino, tempo e paciência. Permaneça relaxado e continue com seu questionamento.

Fica mais fácil se você fizer perguntas que podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

Por exemplo: “devo aceitar mudar de emprego?”, “Será benéfico para mim  fazer isso?”, “O médico que procurei é o mais adequado para resolver o meu problema?”.

A resposta virá clara na forma de um sentimento, imagem mental, sonho ou tempos depois, numa conversa com alguém. Assim que começar a receber as respostas, sua conexão com eles se tornará mais efetiva.

Espero ter respondido à sua questão arteycuerpo.

Cordialmente

NINFAMAR



Obrigada. Sim, respondeu.
Vou tentar esta conexão. Preciso de uma orientação na minha vida e era bom sentir que não estou sozinha na busca pelo meu caminho.

Sky
Citação de: Espirito em Agosto 11, 2017, 13:22:23
Ora boas amigos

Estão ver o que faz quando se estuda...
Temos uma ideia lúcida sobre uma questão ou pelo menos temos a ideia base, racional sobre uma questão.
Não custa nada só é necessário procurar bem e ler ainda melhor com o raciocino objectivo, juntando A ciência, filosofia e a religião... Simples. :)

Alguma coisa estamos por aqui.

Espírito

Por vezes não é fácil saber onde procurar...

SKY, Quer mesmo estudar ?

Descreve qual os temas que mais gostaria de abordar, sobre a Espiritualidade, posso indicar duas situações possível.

A autodidacta , que se faz através da leitura de obras Espíritas sérias e dedicadas ao assunto, sendo este o caminho mais difícil para a compreensão, posso referir varias obras de uma forma escalonada para ir começando a entender, temos que começar pelo principio,ok.

A outra o estudo acompanhado num Centro Espírita , sério e honesto no qual não paga rigorosamente nada (00,00, ) e ao longo do tempo irá compreender estas questões. Existem muitos centros no país  que promovem o estudo, dependerá do local onde reside, situação que poderemos ver em mensagem privada.

Posso dizer que estudo estas questões à quase 6 anos, 8 meses de estudo por ano, 3 a 4 horas por semana, depende incluindo palestras publicas, e chego à simples conclusão que ainda tenho muito para apreender e estudar, mas é com muita alegria e gosto que o faço, não esquecendo a ajuda aos mais necessitados.

Aproveita enquanto estamos a caminho...

Alguma Coisa estamos por aqui
Espírito

Sky
Obrigada Espirito  :)
Na parte autodidacta fiz várias pesquisas acerca de vários temas onde adquiri alguns conhecimentos e cheguei a este forum.
Na parte de estudo acompanhado, apenas fui uma vez a um Centro Espírita acompanhar uma amiga, mas já falei com alguns médiuns e apenas me dizem que para ajudar os outros eu tenho de me fortalecer pois estou muito fraca... e daí nada mais.
Confesso que desanimei e me afastei um pouco dessas questões pois cheguei ao ponto de não saber o que procurar, sinto que preciso de orientação mas não sei onde  :(

Bom , primeira questão!
Já leste o Livro dos Espíritos de Allan Kardec: 1ª Obra da Codificação Espírita, pois têm mais 4 obra básicas. no total são 5.

Livro simples e directo: 1019 perguntas colocadas pelo codificador e respondidas pelos Espíritos, trabalharam mais de 10 mediuns, em vários locais, com Allan Kardec, onde era colocada a mesma pergunta para se confrontar as respostas.

Dependendo onde moras poderei indicar um Centro Espírita sério e com estudo, pois nem todos os centros têm grupos de estudo.

Boa tarde Sky.
Os médiuns que lhe disseram isso estavam enganados, pois todos nós somos seres de Luz em evolução.
Eu também achava que tudo era demais para mim. Achava que os problemas residiam em mim. Estava enganada.
Sempre soube que era médium, não sabia qual era o tipo. Desde menina vejo orbes, sombras, fenómenos paranormais por assim dizer.
Não sabia o porque disso.
Agora sei, pois sendo médium de incorporação, os espiritos aproximam-se de mim para eu ser a VOZ deles.
Só deixo comunicar seres elevados ou de alta hierarquia.
Os ditos sofredores e cobradores não deixo falar, trato deles, faço com que ouçam as palavras de outro médium ao meu lado, que não incorpora,  para o espírito ir para a LUZ. 
No meu desenvolvimento, aprendi a ter mais confiança em mim, a deixar de ter medo do ALÉM e a limpar todas as energias densas que tinha comigo.
Antes de incorporar e depois de incorporar estou sempre a LIMPAR as energias que levo comigo.
Todos somos capazes de tudo.
Aprendemos muito no estudo mas na prática isso sim é o verdadeiro ensinamento.

Se quiser alguma ajuda, não hesite, pode enviar mensagem privada.

Cumprimentos

NINFAMAR

Estou de acordo, com Ninfamar,mas...

Não devemos avançar de imediato para a prática, sem o estudo básico pelo menos ...pois corremos o risco de não compreender o que iremos ver e ouvir, poderá causar ainda mais cepticismo e duvidas,  aquele que já era pouco dado ao assunto.
É a minha opinião nada mais, conto o respeito pela situação e disponibilidade em ajudar.

Sky
Obrigada Ninfamar e Espirito  :)

Espirito já tive o livro em E-book, mas como estava a ler outro acabei por não o ler logo e entretanto perdi o ficheiro  ::)
Comprei o livro Violetas na Janela que também me indicaram, e assim que acabar vou procurar os livros de Allan Kardec.
Eu já vi o suficiente para não ser céptica sou terapeuta Multidimensional, também conhecida por cura do coração  :)

Ninfamar a prática não está fácil, ultimamente tenho um cansaço imenso e de cada vez que tento apenas meditar deixo-me logo dormir, basta fechar os olhos  :(

Sky eu sei que nem sempre é fácil.

Também tenho andado um pouco parada.

O sono e o dormir é bom. Ao estares a dormir já estás a trabalhar e nem te apercebes.

Não tem mal nenhum sentires cansaço.

Qualquer coisa já sabe.  ;)