Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.640
Total de mensagens
13.467
Total de tópicos
2.844
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
POR QUE UNS NASCEM...
Cegos, aleijados, retardados, pobres e outros não?


Quem nunca parou para pensar nestas questões? Talvez você mesmo já tenha pensado por que uns nascem aleijados e outros com saúde, uns nascem inteligentes e outros com problemas mentais, uns pobres e outros ricos? Por que tantas desigualdades? Não é isto uma tremenda injustiça?
Estas perguntas tem feito parte do pensamento do homem a muito tempo sem contudo achar uma explicação satisfatória às mesmas. Enquanto a humanidade sofre diariamente seus efeitos dolorosos, parece que os espíritas acharam uma explicação satisfatória para todas elas.

A SOLUÇÃO DO ESPIRITISMO

Para o espiritismo todas as mazelas e vicissitudes da vida encontram a explicação em uma só palavra - reencarnação. As perguntas acima já levaram muitas pessoas a ingressarem no Kardecismo por julgar a resposta espírita a mais satisfatória de todas. De fato, para os espíritas, tudo funciona segundo uma lei, a lei de causa e efeito. A doutrina espírita frisa que todo pecado cometido é uma divida contraída que deve ser paga numa ou em várias reencarnações. Assim sendo, as pessoas que passam por estes problemas não devem fazer nada além de esperar por mais reencarnações até que por fim será purgada de suas faltas que foram contraídas em vidas passadas. Destarte, o consolo do espiritismo consiste apenas em adiar os problemas do ser humano. Além de que a ajuda que outros fossem prestar para sanar a dor do sofrimento alheio estaria indo contra essa suposta justiça de Deus.

RESPOSTAS SENSATAS

Não é preciso recorrer á reencarnação para encontrarmos respostas para as questões do sofrimento e desigualdades entre os seres humanos. Os fatos nos falam de maneira inequívoca:

" Por que uns nascem pobres?
Ora, todos sabemos que isto depende da condição social em que se encontra a família. Se as explicações são as faltas na vida pregressa da pessoa, sendo que em outra vida ela foi uma pessoa rica egoísta e usou mal seu dinheiro e por isso agora nasceu pobre para pagar este karma adquirido, então perguntamos: que explicação dar à vida de Cristo? Decerto segundo esta doutrina, ele foi um dos maiores pecadores para nascer pobre e morrer na miséria como um criminoso! E as pessoas que se enriquecem da noite para o dia? Uma série de circunstancias podem influenciar a vida financeira das pessoas, até mesmo as condições geográficas dos paises. Não precisamos recorrer à reencarnação.

" Por que uns nascem doentes?
Este também tem sua explicação nos seguintes fatos: mães que não cuidam bem de sua gravidez tomando medicamentos sem controle médico. Como conseqüência os bebês que nasceriam saudáveis, nascem doentes. Relações sexuais entre pessoas que tem doenças venéreas produz cegueira nos filhos. Junte-se a isto as diferenças sanguíneas e outras. E os animais que nascem doentes? Eles também tiveram vidas passadas por nasceram desta maneira? Claro que não!
A resposta para o sofrimento é encontrada nesta vida sem precisar recorrer a vidas passadas.

COMO TUDO COMEÇOU

A Bíblia nos diz que nesta vida o que o homem plantar ele colherá (cf. Gl. 6:7). Quando Deus colocou o homem no jardim do Éden, havia uma vida abundante para todos, sem sofrimentos, sem dor, desigualdades ou doenças. Mas o Homem veio rejeitar a vida que Deus lhe ofereceu e escolher viver sua própria vida. Aí então começou o que a Bíblia chama de pecado. O pecado diz o apóstolo Paulo, passou para toda a humanidade e como sentença contra o pecado veio a morte.

UM CONVITE

Mas a Bíblia nos diz que mesmo o homem rejeitando o amor de Deus, Ele enviou seu único filho para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Aos cansados e oprimidos Jesus diz, "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mt. 11:28-30). Aos que cometeram faltas ou pecados ele lhes oferece o perdão e o "sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado" (I Jo. 1:7) porque Ele veio trazer "vida e vida com abundancia" (Jo. 10:10). Milhares de pessoas que outrora eram cativas por filosofias religiosas como estas e continuavam presas pelo sofrimento esperando que mais algumas reencarnações fossem solucionar seus problemas obtiveram a solução e a paz tão almejadas através da pessoa do Filho de Deus - Jesus Cristo.
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

Não consegui perceber se aceita o Kardecismo ou não. Mas partindo do facto que argumenta sobre ele, é por que uma parte de si aceita. Deixo-lhe uma pergunta: As pessoas que assim nascem, quem escolhe se devem ou não nascer assim?

Ola, boa tarde.
Na minha opinião, os nossos pais, e pessoas próximas que cruzam o nosso caminho, são almas que ja conhecemos e com quem, na maior parte dos casos (nao quero generalizar pois também ha coisas que ainda nao entendo), temos algo a resolver, ou algo a aprender ou ensinar.
Antes de nascermos escolhemos aquilo que queremos ser, aquilo que queremos corrigir (pois numa vida anterior podemos nao ter conseguido cumprir com aquilo a que nos propusemos, criando karma), decidindo assim a velocidade a que queremos que a nossa evolução aconteça.
Vivemos para tentar evoluir, e propomo-nos a aprender determinadas lições, que podem ser mais rápidas ou mais lentas. No caso de pessoas que nascem com malformações, doenças, etc, provavelmente propuseram-se a isso, para que as pessoas que serão os seus pais aprendam determinada lição.
Também acredito que, tendo sempre o nosso livre-arbítrio, e uma vez que devido à lei do esquecimento não nos lembramos das nossas escolhas, à medida que vamos falhando, e maltratando o corpo que Deus nos proporcionou para experienciar a vida terrena, vamos criando bloqueios, que se vão manifestar na forma de doenças, karma, etc.
Aqui fica a minha opinião :)

Citação de: Fabiana em Novembro 22, 2016, 17:32:49
Ola, boa tarde.
Na minha opinião, os nossos pais, e pessoas próximas que cruzam o nosso caminho, são almas que ja conhecemos e com quem, na maior parte dos casos (nao quero generalizar pois também ha coisas que ainda nao entendo), temos algo a resolver, ou algo a aprender ou ensinar.
Antes de nascermos escolhemos aquilo que queremos ser, aquilo que queremos corrigir (pois numa vida anterior podemos nao ter conseguido cumprir com aquilo a que nos propusemos, criando karma), decidindo assim a velocidade a que queremos que a nossa evolução aconteça.
Vivemos para tentar evoluir, e propomo-nos a aprender determinadas lições, que podem ser mais rápidas ou mais lentas. No caso de pessoas que nascem com malformações, doenças, etc, provavelmente propuseram-se a isso, para que as pessoas que serão os seus pais aprendam determinada lição.
Também acredito que, tendo sempre o nosso livre-arbítrio, e uma vez que devido à lei do esquecimento não nos lembramos das nossas escolhas, à medida que vamos falhando, e maltratando o corpo que Deus nos proporcionou para experienciar a vida terrena, vamos criando bloqueios, que se vão manifestar na forma de doenças, karma, etc.
Aqui fica a minha opinião :)


Eu ia comentar, mas depois de ler a opinião da Fabiana, ficou tudo dito!
Concordo a 100% com ela, é a minha opinião.

Por exemplo, aqueles bebés que morrem à nascença ou poucos meses depois, foram almas luminosas que antes de virem à vida, se propuseram a tal, sabendo para o que iam, para ajudar o karma dos pais…Devido ao karma colectivo, por vezes é preciso que a propria alma se sacrifique por si mesma e/ou por um conjunto de pessoas.

Também já li teorias que dizem que muitas vezes a pessoa tem uma lição a aprender e têm um "Momento-chave", um acontecimento na vida que se tomarem a decisão certa, vivem bem, mas se tomarem a decisão errada, vão mais tarde viver esse karma, como forma de forçar a pessoa a aprender a tal lição (em forma de doença, por exemplo). Quando as almas partem para o mundo terreno já sabem disso, mas esquecem (tal como a Fabiana disse).

É nisso que acredito  ;)
Cada um é livre de acreditar no que quiser
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Ouvi dizer que, quem tem cancro, é porque tratou mal o corpo na vida anterior e tem de corrigir a falha. Por exemplo, quem tem cancro no fígado, pode ter sido alcoólico na vida anterior.
O que dizer das crianças? Já estão a corrigir erros de vidas anteriores, quando nascem com doenças graves?
Será verdade? Ou não é bem assim?
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Na caso das crianças penso que, tal como a Saphira referiu, vêm para ajudar a resolver o karma dos pais, "sacrificam-se" para isso, para ensinar alguma lição aos pais.

;)

Athena, se leres o que eu e a Fabiana dissemos, tens a tua resposta.

Ajuda no karma dos pais ou de familiares próximos, não obrigatoriamente os pais, mas quem convive de perto com eles.

edit: Ainda há pouco tempo, deu na televisão a história de um rapaz português com cancro, desde os 12 aos 16 (? não tenho certeza) e ele aceitou o cancro muito bem, disse que era a missão dele, que tinha sido um samurai noutra vida e se tinha portado muito mal e precisava de passar por aquilo (sem ninguém da familia acreditar nessas coisas)… Lançaram um livro e tudo… a sua aceitação ajudou a familia a curar feridas.
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Citação de: Athena em Novembro 22, 2016, 20:05:51
Ouvi dizer que, quem tem cancro, é porque tratou mal o corpo na vida anterior e tem de corrigir a falha. Por exemplo, quem tem cancro no fígado, pode ter sido alcoólico na vida anterior.
O que dizer das crianças? Já estão a corrigir erros de vidas anteriores, quando nascem com doenças graves?
Será verdade? Ou não é bem assim?

Concordo. Por que tudo o que fazemos fica registado no nosso perispírito, eu costumo dizer que o cancro vem purificar o espírito de erros passados, mas acredito que se houver uma mudança interior será atenuado.
Sem duvida que as crianças que nascem com doenças também estão a corrigir os seus erros, mas os pais nesse caso também tem algo a resolver, por vezes até a aceitação é um trabalho mais difícil do que parece.

O cancro dos intestinos também se relaciona com o chamado "não uso" da mediunidade, quando se comprometem a usar antes de encarnar. 

É uma visão muito interessante e de certa forma concordo com a argumentação.

Mas, também é interessante referir que segundo o João capítulo 9 versículo 2 e 3 Jesus é confrontado com esta situação:

CitaçãoE seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?” 
Jesus lhes respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que as obras de Deus fossem reveladas na vida dele.

Ou seja, muitas das vezes há situações que podem ser derivadas de uma aprendizagem, mas, outras, para servir de testemunho para a existência de Deus.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Citação de: Spuke8100 em Novembro 23, 2016, 02:25:11

O cancro dos intestinos também se relaciona com o chamado "não uso" da mediunidade, quando se comprometem a usar antes de encarnar.

Olá Spuke,

Porque dizes isso? Devido ao chakra? Não estou a desconfiar, apenas fiquei curiosa com a tua afirmação

:)
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Citação de: Spuke8100 em Novembro 23, 2016, 02:25:11
Citação de: Athena em Novembro 22, 2016, 20:05:51
Ouvi dizer que, quem tem cancro, é porque tratou mal o corpo na vida anterior e tem de corrigir a falha. Por exemplo, quem tem cancro no fígado, pode ter sido alcoólico na vida anterior.
O que dizer das crianças? Já estão a corrigir erros de vidas anteriores, quando nascem com doenças graves?
Será verdade? Ou não é bem assim?

Concordo. Por que tudo o que fazemos fica registado no nosso perispírito, eu costumo dizer que o cancro vem purificar o espírito de erros passados, mas acredito que se houver uma mudança interior será atenuado.
Sem duvida que as crianças que nascem com doenças também estão a corrigir os seus erros, mas os pais nesse caso também tem algo a resolver, por vezes até a aceitação é um trabalho mais difícil do que parece.

O cancro dos intestinos também se relaciona com o chamado "não uso" da mediunidade, quando se comprometem a usar antes de encarnar.

concordo plenamente com o que dizes, o nosso perispirito possui todo um registo da nossa existência, e numa outra encarnação existe a necessidade de expurgar energias sob a forma de doenças.



Citação de: Spuke8100 em Ontem às 05:59:09 pm

Não consegui perceber se aceita o Kardecismo ou não. Mas partindo do facto que argumenta sobre ele, é por que uma parte de si aceita. Deixo-lhe uma pergunta: As pessoas que assim nascem, quem escolhe se devem ou não nascer assim?





Por vezes somos nós mesmos que  no planeamento reencarnatório e ante a vista de voltar a sucumbir a uma ou outra prova, pedimos para vir com uma limitação física que serve de "travão" ao longo dessa existência.

Evitar colocar 2 mensagens seguidas pelo mesmo usuário , se esqueceu algo edite a sua mensagem anterior . ;)
“Nascer, crescer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei” (Allan Kardec)

Sky
Há algo que me faz confusão, se os que sofram de algum mal nesta vida será para corrigir alguma falha nossa ou da nossa família, então porque há pessoas ricas e autenticas "bestas quadradas"? Não é suposto reencarnar para aprender e evoluir?

Citação de: Saphira em Novembro 23, 2016, 09:51:01
Citação de: Spuke8100 em Novembro 23, 2016, 02:25:11

O cancro dos intestinos também se relaciona com o chamado "não uso" da mediunidade, quando se comprometem a usar antes de encarnar.

Olá Spuke,

Porque dizes isso? Devido ao chakra? Não estou a desconfiar, apenas fiquei curiosa com a tua afirmação

:)

O por que não te sei dizer, como sabes a desarmonia do chackra raiz esta relacionado com sentimentos de raiva, odio, etc... E como eu penso, a mediunidade é a compensação em amor, desses sentimentos mal dirigidos no passado, se não houver essa compensação, a doença aparecerá. Mas isto é a minha opinião, a do cancro nos intestinos surgir na maioria das vezes pelo facto do não uso da mediunidade, são os irmão do outro plano que o dizem.


Citação de: Sky em Novembro 23, 2016, 16:44:58
Há algo que me faz confusão, se os que sofram de algum mal nesta vida será para corrigir alguma falha nossa ou da nossa família, então porque há pessoas ricas e autenticas "bestas quadradas"? Não é suposto reencarnar para aprender e evoluir?

Deus a todos permite que conheçam a riqueza, agora o uso que essas pessoas lhe dão é de sua própria autoria.

mas:
"A quem muito foi dado, muito será exigido"

E pode ter a certeza que irão aprender, mas é um caminho muito dificil.  Jesus disse:  "É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus” .

Eu prefiro ser pobre, mas humilde. E tu?

Citação de: Sky em Novembro 23, 2016, 16:44:58
Há algo que me faz confusão, se os que sofram de algum mal nesta vida será para corrigir alguma falha nossa ou da nossa família, então porque há pessoas ricas e autenticas "bestas quadradas"? Não é suposto reencarnar para aprender e evoluir?

É verdade, há coisas que por vezes fazem confusão às pessoas, mas, por falta de conhecimento. No entanto, há, também, a oportunidade de aprenderem!

Como referi na mensagem anterior, há as consequências relacionadas com a vida passada, mas, também há as situações que Deus permite para que as pessoas se tornem testemunhos da existências de Deus e da vida após morte.

Então porque é que alguns continuam a sofrer toda a vida? Quando reencarnas novamente, vens com uma missão e essa missão não vêm programada em ti como se te tornasse uma pessoa autónoma, mas, como conjunto de instruções, as quais podes escolher em seguir ou não. Tudo o que tornas são resultados das tuas escolhas.

Eu sei que a sociedade influência muito as nossas decisões, mas, não deixam de ser as nossas decisões. Se há sofrimento, não é porque existe um castigo, mas, porque existe uma oportunidade de evolução e de testemunho. Se tu és um testemunho ou um aprendiz, não sei. Apenas sei que o que tu decidires vai proporcionar felicidade ou sofrimento: lei da causa efeito.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Sky
Citação de: Spuke8100 em Novembro 23, 2016, 18:12:17

Deus a todos permite que conheçam a riqueza, agora o uso que essas pessoas lhe dão é de sua própria autoria.

mas:
"A quem muito foi dado, muito será exigido"

E pode ter a certeza que irão aprender, mas é um caminho muito dificil.  Jesus disse:  "É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus” .

Eu prefiro ser pobre, mas humilde. E tu?

Eu sou pobre e sou feliz, não era nesse campo que me queria referir.

Citação de: Mr.MorningStar em Novembro 23, 2016, 19:22:28
Citação de: Sky em Novembro 23, 2016, 16:44:58
Há algo que me faz confusão, se os que sofram de algum mal nesta vida será para corrigir alguma falha nossa ou da nossa família, então porque há pessoas ricas e autenticas "bestas quadradas"? Não é suposto reencarnar para aprender e evoluir?

É verdade, há coisas que por vezes fazem confusão às pessoas, mas, por falta de conhecimento. No entanto, há, também, a oportunidade de aprenderem!

Como referi na mensagem anterior, há as consequências relacionadas com a vida passada, mas, também há as situações que Deus permite para que as pessoas se tornem testemunhos da existências de Deus e da vida após morte.

Então porque é que alguns continuam a sofrer toda a vida? Quando reencarnas novamente, vens com uma missão e essa missão não vêm programada em ti como se te tornasse uma pessoa autónoma, mas, como conjunto de instruções, as quais podes escolher em seguir ou não. Tudo o que tornas são resultados das tuas escolhas.

Eu sei que a sociedade influência muito as nossas decisões, mas, não deixam de ser as nossas decisões. Se há sofrimento, não é porque existe um castigo, mas, porque existe uma oportunidade de evolução e de testemunho. Se tu és um testemunho ou um aprendiz, não sei. Apenas sei que o que tu decidires vai proporcionar felicidade ou sofrimento: lei da causa efeito.

Obrigada

Concordo com algumas coisas que aqui foram ditas, outras nem tanto, mas, não me quero pronunciar para evitar mal entendidos, não é esse o meu desejo.

De fato, como já foi referido muitas das coisas acontecem para servirem de testemunho a Deus e outras como consequência das escolhas de cada ser humano. A afetação pode ser mais ou menos abrangente, dependendo do meio em que se está a envolver essa cadeia de acontecimentos.

Jesus nas suas mensagens enfatizava que tinha dado a possibilidade de serem livres, se fizessem a escolha certa. E é isso que cabe a cada um de nós, fazer a escolha certa.
The GodWorker - ao serviço do Dívino e não das religiões

Citação de: thegodworker em Novembro 24, 2016, 05:59:51
Concordo com algumas coisas que aqui foram ditas, outras nem tanto, mas, não me quero pronunciar para evitar mal entendidos, não é esse o meu desejo.

De fato, como já foi referido muitas das coisas acontecem para servirem de testemunho a Deus e outras como consequência das escolhas de cada ser humano. A afetação pode ser mais ou menos abrangente, dependendo do meio em que se está a envolver essa cadeia de acontecimentos.

Jesus nas suas mensagens enfatizava que tinha dado a possibilidade de serem livres, se fizessem a escolha certa. E é isso que cabe a cada um de nós, fazer a escolha certa.
Sim, nisso eu acredito, Deus deu-nos o livre arbítrio. Ter bons sentimentos, ter maus sentimentos, penso que é uma escolha de cada ser humano.

 E assim sendo,onde estaria a Justiça de Deus?
Só a reencarnação faz sentido.partindo do principio que se acredita em Deus.

Na minha opinião esta é uma questão bastante interessante e vim aqui à procura de respostas interessantes embora tenha ficado um pouco desiludido... passo a explicar. A meu ver este assunto não deveria ser abordado desta forma, unicamente religiosa... dizer que é doente porque se portou mal numa vida passada é muito conveniente, especialmente para quem está bem de saúde.

Para quem estuda saúde e medicina a resposta encontra-se tanto no código genético, nos factores a ambientais e derivado a acidentes. Se os país de um individuo não têm um organismo saudável nem hábitos saudáveis é normal que o filho também não o seja, tão simples quanto isso.

Uma parte das doenças também é passada directamente ao filho através do código genético. (actualmente pais que tenham doenças hereditárias e pretendam ter um filho podem usar parte de um esperma ou óvulo de um terceiro para que a doença não se manifeste no filho)

A parte que considero mais infeliz é quem nasce doente devido a acidente mas por um outro lado, felizmente, nos dias de hoje isto é algo que já não acontece com tanto frequência, temos muito mais cuidado, melhores condições de higiene e ajuda profissional sempre que necessário.

Agora quem nasce pobre isso é outra história  ;D

Citação de: Sérgio em Novembro 24, 2016, 14:52:16
E assim sendo,onde estaria a Justiça de Deus?
Só a reencarnação faz sentido.partindo do principio que se acredita em Deus.

E não achas justo para o ser humano ter a possibilidade de se redimir? A reencarnação é a possibilidade que Deus da para que uma pessoa possa apreender e corrigir muitos dos seus erros através de uma escolha acertada.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Cordiais saudações.
Aconselho sobre esse assunto (e outros) a leitura das obras de Kardec.
São de leitura acessível e um optimo ponto de partida para muitos entendimentos.
Paz e prosperidade.
Sem caridade não á salvação.