Bem-vindo ao Portugal Sobrenatural. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
1.641
Total de mensagens
13.467
Total de tópicos
2.844
0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.
O que é Olho por olho, dente por dente:

Olho por olho, dente por dente, é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.

Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa.

A expresão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiquidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

Código de Hamurabi
Hamurabi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C., é o autor de 282 leis, que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, baseadas na lei de talião, pena antiga pela qual se vingava o delito, infligindo ao delinquente o mesmo dano ou mal que ele praticava. Olho por olho, dente por dente, era a base de qualquer justiça: "Se uma pessoa arrombar uma casa alheia, deverá ser condenado à morte e ser enterrado na parte da frente do local do arrombamento". "Se alguém acusa o outro, mas não pode prová-lo, o acusador será morto"

Descoberto em 1901, pelo arqueólogo francês, Jacques de Morgan, nos arredores da antiga Susa, atual Tunísia, o Código de Hamurabi encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris.

Olho por olho, dente por dente na Bíblia
A expressão olho por olho, dente por dente também se encontra na Bíblia, mais concretamente em Êxodo 21:24: "Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Nesta passagem, Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o resto do povo. Esta lei se encaixa nas leis a respeito da violência.

No entanto, essas coisas mudaram com a vinda de Jesus e da Nova Aliança. Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."

Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Com estas afirmações, Jesus e Gandhi estavam revelando a importância do perdão e da não-violência, porque a vingança corrói e cega o ser humano.

Concordam ?  Olho por olho , dente por dente?
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

O perdão é importante. Se nos vingarmos constantemente, as situações nunca mais acabam e nada muda.
Mas atenção, isso não significa sermos cordeiros no meio de lobos, temos o direito e o dever de nos defendermos e de impedir os outros de nos fazerem mal.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Boas, Tema muito interessante.

O Perdão é irmão da Caridade, sendo esta não a acção de dar algo, mas num sentido mais alargado e com maior alcance.
Lei Mosaica,  foi revogada com o advento de Jesus na Terra, ele nos mostrou uma nova Lei que se mantêm até hoje: Lei do Amor e da Caridade, esta ele falou, explicou e mais importante demonstrou como aplicar.

Foi aqui referido:" Dar a outra face, quando somos agredidos"

Sabem o que Jesus quis dizer com isto?
Qual a vossa opinião sobre esta frase e a interpretação sobre a mesma ?

Espírito

Se fores agredidos , dás a outra face , neste caso se te agredirem e te tiverem odio , não vais responder da mesma maneira , vais tentar ser "superior" tentas chegar a um consenso com a pessoa e fazer a mesma ver as coisas de outra maneira , resolvendo as coisas de uma maneira pacifica .

Em vez de contruir um muro , constróis uma ponte.

Mas isto é tudo muito bonito a falar  ....

Se te derem um estalo , não vais virar a cara para a pessoa dar-te outro ...
Se alguem bater na tua mulher , não vais dizer , olha bate-lhe mais até ficares cansado ... agora tambem podes bater em mim ... bate aqui na cara , ja te sentes feliz ??? prontos , agora esta tudo bem irmão .. podes ir há tua vida e não me chateies irmão , muito paz e amor .....
Isto é so um exemplo

No mundo em que vivemos é possivel  ter estas atitudes ?

Há quem as tenha .. mas são pessoas mininamente fracas , que se deixam pisar e pisar e depois são infelizes a vida toda e mais tarde tem graves problemas psicologicos e fecham-se do mundo e querem estar sempre sozinhas , e depois vão para a cova e ainda há gente que diz , ainda bem , ele tambem não estava neste mundo a fazer nada e sofria muito ... Ele agora foi para um lugar muito melhor

Para mim esse tipo de frases , são lavagem cerebral para a cabeça de pessoas fracas , porque as coisas não são assim , é muito bom sonhar  , mas a realidade nunca muda nem muito menos vai mudar .

Nós não somos muito diferentes dos animais  , a lei da sobreviência aplica-se a eles e tambem se aplica a nós , podemos ser racionais  , mas matamo-nos a nossa vida a trabalhar para que ?  viver , ganhar dinheiro , fazer filhos , ensina-los e mais tarde deixar os filhos sozinhos neste mundo para enfrentarem as mesmas coisas que nós enfrenta-mos ? Nós vivemos numa sociedade manipuladora que é controlada por leis , completamente idiotas , basta ver as noticias todos os dias .

Isto é um ciclo interminavel  , já por alguma razão fomos postos aqui para aprender .

Se realmente reparar-mos .. desde o inicio das eras que a humanidade não mudou , a unica diferença , e que novas tecnologias surgiram , leis foram criadas , o dinheiro tornou-se muito mais valorizado , e o que é que acontece ? os assasinos de há seculos atrás  , hoje em dia tem poder e tem controlo global , e nós andamos todos daqui para um lado e para o outro a fazer o que eles querem , hoje eles já nem precisam de sujar as maõs , mandam os outros fazer o trabalho sujo .

É com muita paz e amor que vamos mudar as coisas e tira-los do poder ?

A gente anda uma vida toda a levar chapadas deles indirectamente , porque eles comandam a sociedade desta maneira .


A mim quem me fizer bem eu faço bem , quem me fizer mal , eu faço-lhe mal 10 vezes mais do que me fez a Mim , Assim aprende uma lição e nunca mais faz mal a outras pessoas .

Uma acção que ás vezes pode ser considerada má aos olhos de muitas pessoas , pode ter um impacto bom , ao pegar  num barrote e partir as pernas a um violador de crianças , posso tar a salvar 100 crianças de serem violadas ou até a minha propria filha ou irmã.

Ou deverei dar muito paz e amor ao violador ?  será que ele realmente vai mudar depois de já ter andado durante 8 anos a cometer crimes e a "fome" dele já é tão grande que não vai parar ?

Na India , as violações são feitas entre grupos de 10 a 20 homens em plena rua ou autocarros .. e a policia não faz nada ...

O mundo tá podre  ,    ou és um lutador ou tornas-te um escravo

Primeiro que venha a revolução e que chova fogo dos ceús , depois que venha a paz e o amor  .

Esse tipo de palavras para mim foram escritas por um homem que era um sonhador, que queria dar esperança ás pessoas quando tudo estada perdido fazendo-os terem fé , para viverem e viverem e serem calcados e abusados mas terem força para viver, as pessoas depois de sofrerem muito , precisam sempre que a sua mente se agarre a algo que lhes de força  , e o mesmo livro tem montes de palavras bonitos e historias misticas  , houve quem fosse inteligente e pega-se no mesmo livro e depois foi começado a ser usado para o controlo mundial para no final dar esperança .. esperança para sonhares e tornares-te numa alface  , enquanto a igreja anda a comer o dinheiro de milhões de pessoas e andam a viver lá no vaticano com Kg de ouro escondidos nos cofres como se fosse um tesouro dos piratas  .


A paz e o amor tem feito muito até agora  , né ?  :D

Fica aqui a minha opinião , sobre a interpretação e os efeitos que tem na sociedade e como pode ser usada de maneira manipuladora .

Tá na hora de acordar

Olá,

Sem dúvida que o Perdão é muito difícil de ser concedido, nas suas mais variadas vertentes e com a sinceridade e o Amor que o mesmo solicita de nós.

Tens toda a razão quando dizes que te irás defender quando fores agredido para te protegeres a ti à família ou aos teus Bens, pois se nada fizeste para os conflitos também não tens que estar aceitar agressões físicas ou fora da Lei comum que rege os homens.

Mas observa; Ninguém afirma em lado nenhum, que o homem está proibido de se defender e proteger de pessoas de má conduta, muito pelo contrário, é sim licito ao homem se defender, isto se aplica nas várias ordens e casos da nossa vida, emprego, compras, vida social, relações humanas etc...
Se te tentarem assaltar ou bater ou mal tratar fisicamente, só porque alguém olhou para ti ou aos teus e não gostou da cor das tuas meias ou estavas sentado no sitio que essa pessoa achou que era errado... Meu amigo é hora...

Mas atenção, devemos pesar as situações vale ou não o risco do conflito, isto sem cobardias mas com discernimento e inteligência.
Por vezes, sempre,  ignorar palavras , gestos, promessas de agressão, dado que não existiu acção concreta é sinal de inteligência e bom senso bem como capacidade de entender a brutidade e a força dos instintos que ainda reside na criatura, numa grande parte das vezes estão a falar, mas estão com tanto medo como tu, pois desconhecem assim como tu quem está do outro lado.
Por norma os agressores são muito cobardes, atacam quase sempre vitimas que à partida lhes oferecem pouca resistência ou usam do factor surpresa e ai são muito poucas as pessoas que estão preparadas para responder face a uma situação inesperada e violenta.

A nossa inteligência e raciocínio nos diferencia dos animais, não somos uma mesma coisa a distancia que nos separa dos animais é a mesma que nos separa de Deus, mas estamos a caminho superando provas e evoluindo.
Não se aplica o termo lavagem cerebral, isso é quando queremos que as pessoas tomem acções sem as terem analisado e racionalizado se estão bem ou mal,  o termo certo é chamar a nossa autoconsciência, cada acção implica uma reacção e é neste campo que podemos cortar o ciclo.

O trabalho é sem dúvida algo que nos aflige e perturba, falo por mim. Quem paga acha que é o mais correcto e quem recebe acha que é sempre pouco, são poucos os casos em que existe um equilíbrio justo.
O trabalho contudo é o que nos coloca numa posição de conquista pelo esforço, temos porque assim nos esforçamos, a cada um as suas capacidades, o trabalho honesto nos eleva e é pelo trabalho que o mundo avança.
Quem explora terá que responder por isso mesmo, a quem de direito, seja pela Lei dos Homens seja pela Lei Divina, a ultima para alguns poderá ser mais difícil de entender pois a acham sempre tardia ou inexistente: Mas a quem muito foi dado , muito lhe será pedido.

Dar a outra face, não implica cobardia, conivência, aceitação, inercia, etc... nem estar proibido de se defender justamente.
A verdadeira face, está na capacidade entender as imperfeições alheias, evitar conflitos e agressões desnecessárias,  ninguém pede para se viver na mesma casa ou juntos de criaturas que nos querem "MAL" já mais isso seria correcto e nunca foi isso que Jesus ensinou até porque também ele se insurgiu contra algumas situações.

A Outra face é não desejar a queda do próximo,  não ficar feliz com tudo o que lhe acontece de menos bom, sorrir com as doenças que o perturbam e outras misérias negras.

A outra face é lhe desejar que ele se modifique, orar por ele para ser intuído à sua melhoria na forma como observa o mundo, isto nem sequer é necessário que ele saiba ou que estejamos perto dele.

A outra face é não o Odiar ou o Invejar pelo seu sucesso, aceitar o pedido de desculpas sem rancor, mas podermos dizer-lhe que não queremos conviver com ele, cada um no seu caminho com sinceridade.

O Perdão é de tal forma amplo que é dificílimo ser aplicado com a sinceridade que este implica: o Conceito do Perdão é a cedência de oportunidades para com o próximo até que este seja uma pessoa melhor se possa redimir, ajuda-lo sem que este saiba da nossa acção.

Isto não é fácil viver como é evidente, não somos todos iguais, mas termos a autoconsciência racional do que pretendemos é muito importante e assim não seremos conduzidos por cegos que conduzem outros cegos, pois o mais certo é cair no buraco.

O Mundo é difícil, dizer que o Amor e a Paz não ainda não fizeram muito... Eu diria que o Amor e Paz, não vendem jornais, nem aumentam as audiências nas televisões do mundo, não vendem drogas ou armas nem dão dinheiro.
É por isso que se vê pouco sobre o Amor e a PAz, vemos mais a guerra e a destruição... e diz-me o que conseguiram eles até hoje....
Não acabaram com as guerras, não, acabaram com a fome, não, acabaram com as drogas ou trafico de pessoas e bens não , unicamente fomentaram mais guerra e sofrimento.

Para finalizar e muito mais se poderia dizer:

A Outra Face, basicamente e de forma directa é não desejar o Mal, Odiar, Invejar , Sorri com os tormentos dos outros.
Contudo ninguém está impedido de se defender sempre que isso seja necessário e justo, mas sempre como ultimo recurso após a inteligência, raciocínio e bom senso já não poderem ser aplicados.

Alguma coisa estamos por aqui

Espírito


Concordo que se deve perdoar ou pelo menos, não vingar o mal que nos fizeram. Não fazer o mal já é alguma coisa. No entanto, Deus está acim de tudo e de todos, sabe tudo e dará a cada um segundo as suas obras. 
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)